Um homem de 26 anos, que é um dos dois réus condenados pela morte do influenciador João Vitor Azedo Fernandes, que tinha 21 anos, foi preso nesta terça-feira (9) pela Polícia Civil do Amazonas. Ele estava foragido. João Vitor morreu em acidente ocorrido em um racha.
O acidente ocorreu no dia 18 de setembro de 2021, por volta das 2h30, na Avenida do Turismo, bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Na ocasião, João Vitor pilotava sua motocicleta Yamaha YBR 125 quando perdeu o controle após participar de um racha com os réus, que dirigiam carros.
Em um trecho de curva da avenida, ele perdeu o controle da moto, bateu no meio-fio, colidiu contra árvores e, em seguida, foi arremessado por cima da motocicleta atingindo frontalmente um coqueiro. A colisão resultou na morte imediata do influenciador.
De acordo com a sentença proferida pelo juiz Yuri Caminha Jorge no dia 4 de abril de 2024, ambos os réus foram condenados pelo crime de participação em corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada com resultado morte, previsto no art. 308, § 2º, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A pena foi de cinco anos de reclusão em regime semiaberto, 40 dias-multa e suspensão da habilitação por 2 anos e 6 meses.
Conforme consta no processo, a competição começou na Avenida Torquato Tapajós e se estendeu até a Avenida do Turismo. Testemunhas confirmaram que João Vitor se juntou ao grupo durante o percurso, interagindo com os condutores caracterizando sua participação no racha.
Imagens de câmeras de monitoramento reghistraram que os veículos trafegavam em velocidades entre 128 km/h e 152 km/h, muito acima do limite permitido de 60 km/h em área de grande circulação de pessoas e veículos.
Segundo o delegado Marcos Arruda, do 11º DIP (Distrito Integrado de Polícia), o mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais e cumprido na residência do condenado, no bairro Alvorada, zona centro-oeste.
O nome do preso não foi divulgado pela polícia.
Fonte: Amazonas Atual/Foto: WhatsApp/Reprodução
