Congresso internacional reúne pesquisas científicas sobre controle, tecnologia e educação ambiental

Publicado em

Dez trabalhos científicos previamente selecionados nas áreas de inovação, tecnologia e educação ambiental foram apresentados nesta terça-feira (27), durante a programação técnica do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB). As apresentações ocorreram na sala Rio Negro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, e os estudos comporão uma publicação especial que será lançada ao final do evento.

A coordenação das apresentações foi conduzida pela conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, do TCE-AP e diretora do IRB, com participação de representantes de dez Tribunais de Contas de diferentes estados.
Entre os destaques, Ana de Morais e Fagner de Melo, do TCE-PE, apresentaram o trabalho “Impulsionando a sustentabilidade: um framework para a priorização de práticas de TI verde do TCE-PE”, evidenciando como as ações tecnológicas da Corte estão alinhadas a princípios sustentáveis e têm gerado avanços institucionais.
A conselheira substituta do TCE-RS, Daniela Zago, referência nacional na área, defendeu que o enfrentamento das mudanças climáticas seja prioridade nos órgãos de controle. Em sua apresentação, propôs um roteiro de curadoria ambiental voltado aos Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas.
O Rio Grande do Sul, afetado por uma catástrofe climática em 2024 — com mais de 2,2 milhões de atingidos e 187 mortos —, tem enfrentado agora o desafio da estiagem. Para Daniela Zago, a crise climática exige planejamento, mobilização social e institucional. “O chicote climático é uma realidade que precisa ser enfrentada com o apoio dos Tribunais de Contas”, alertou.
De Minas Gerais, Rafaella Gomes abordou as compras governamentais sustentáveis e o papel fiscalizador dos TCs nos critérios ambientais, destacando a importância de planos de sustentabilidade nas contratações públicas.
Guilherme Caetano, do TCE-SP, apresentou a trajetória da governança climática no Brasil, ressaltando a atuação e os desafios das Cortes de Contas diante das mudanças climáticas.
O presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, destacou a importância da publicação dos estudos. “Todos os trabalhos científicos selecionados serão reunidos em um livro de relevância nacional, como parte do compromisso do IRB em gerar e difundir conhecimento nas áreas de educação ambiental, tecnologia e inovação sustentável”, afirmou.

Texto e Foto: Antonio Ximenes / ECP
Edição: Pedro Sousa / DICOM TCE-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Decisão de Gilmar sobre impeachment pode travar agenda do governo no Congresso

A decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, que mudou as...

Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão

A Comissão Europeia multou na sexta-feira (05/12) a rede social...

Caso Benício: ‘Estávamos muito ansiosos para esse momento’, diz mãe ao relembrar que filho celebraria formatura do ABC

Os pais de Benício Xavier, de 6 anos, em Manaus, publicaram nas...

Messi supera Müller e leva Inter Miami a título inédito da MLS

O Inter Miami conquistou neste sábado (6) o primeiro título da MLS de...