Conselho da Petrobras nomeia presidente interino até posse de Prates

Publicado em

O Conselho de Administração da Petrobras definiu o nome de João Henrique Rittershaussen como o próximo presidente da empresa, de forma interina. A decisão, antecipada pelo Metrópoles, foi anunciada oficialmente pela empresa em comunicado ao mercado nesta manhã.

O conselho deliberou sobre a renúncia do agora ex-presidente da estatal Caio Paes de Andrade e declarou a vacância do cargo. Em seguida, Rittershaussen foi designado como presidente interino.

Rittershaussen é o atual diretor executivo de Desenvolvimento da Produção da companhia. Ele ficará no cargo até que o futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT-RN)escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assuma o posto.

Prates precisa ter o nome chancelado pelo Conselho de Administração. O processo deve ser concluído em até 30 dias.

Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo, pela Petrobras, com MBA em gestão de negócios, pela Coppead (UFRJ), e Advanced Management Program, pela Insead (Institut Européen d’Administration des Affaires), da França.

Ele atua na Petrobras há mais de 30 anos e ocupou diversas funções gerenciais no segmento de E&P e Suprimentos.

Caio Paes de Andrade já havia comunicado ao conselho seu pedido de renúncia. Ele aceitou um convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e assumirá um cargo na gestão estadual paulista.

Leia o comunicado oficial da Petrobras

“A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião levada a efeito nesta data, aprovou o encerramento antecipado do mandato do Sr. Caio Mário Paes de Andrade como Presidente da Petrobras, com efeitos a partir de hoje.

Em decorrência da vacância do cargo, o Presidente do Conselho de Administração nomeou como Presidente interino da companhia o Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, com base no §4º do art. 27 de seu Estatuto Social, até a eleição e posse de novo Presidente nos termos do art. 20 do Estatuto Social.

A Petrobras informa também que o Sr. Caio Mário Paes de Andrade renunciou hoje ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia.”

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Juíza é demitida por copiar decisões em mais de 2 mil processos no RS

Uma juíza foi demitida após investigação que apontou que ela...

Planalto tenta manter mobilização contra tarifaço e convoca empresários

O presidente Lula e seus auxiliares decidiram, após reunião...

Quem é o ‘Doutor Morte’, julgado pelo assassinato de 15 pacientes na Alemanha

Um médico de 40 anos, identificado como Johannes M. e apelidado...

Fabiano, da dupla com César Menotti, fala pela primeira vez após acidente de carro: ‘Livramento’

O cantor Fabiano, da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano,...