Consumo de gás natural veicular registra em maio melhor desempenho dos últimos cinco anos

Publicado em

No Amazonas, o consumo de gás natural pelo segmento veicular registrou, no mês de maio passado, o melhor desempenho mensal dos últimos cinco anos. Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária de serviço público de distribuição e comercialização de gás natural no estado.

O segmento vem mantendo, desde o início do ano, um ritmo de crescimento. Em maio, a média de volume demandado de Gás Natural Veicular (GNV) foi de 15,6 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) – aumento de 6% em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano (de janeiro a maio), a média de volume utilizado pelo segmento foi de 12,1 mil m³/dia, representando uma variação positiva de 10,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas, René Levy Aguiar, o segmento Veicular vem registrando crescimento, paulatinamente, neste ano, e este desempenho deve-se, principalmente, à economia proporcionada pelo combustível aos seus consumidores.

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) corroboram a atratividade econômica do GNV. Levantamento mais recente, feito pela Agência, indica que o uso do combustível representa uma economia de até 33% em relação à gasolina; e de até 44% frente ao etanol no mercado local.

Como forma de tornar o Gás Natural Veicular ainda mais acessível aos amazonenses, o diretor Técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, informa que a Cigás firmou contrato com dois novos postos de combustíveis, que começarão a operar com GNV no segundo semestre. Além disso, a Companhia está adotando ações para o incentivo ao aumento da frota de veículos convertidos a Gás Natural Veicular no estado.

Desempenho dos demais segmentos

O industrial foi outro segmento que obteve destaque nos cinco primeiros meses do ano. As mais de 50 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) que utilizam o gás natural fornecido pela Cigás, em seus processos fabris, demandaram volume do combustível 36,6% superior na comparação com a média do mesmo período em 2020. Enquanto isso, o segmento residencial continua em plena expansão; e registrou aumento percentual de 168%, nos comparativos dos cinco primeiros meses de 2021 com os do ano anterior. No caso do comercial, o aumento percentual registrado foi de 21%.

A Cigás também fornece GN para termelétricas, propiciando a geração de energia elétrica para a capital e os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás. De janeiro a maio, a média de volume comercializado para o segmento termelétrico atingiu 4,713 milhões de m³/dia.  O consumo em todos os setores atendidos pela Companhia foi de 4,877 milhões de m³/dia.

Sobre a Cigás

Concessionária de serviço público, a Companhia de Gás do Amazonas já ultrapassou a marca de 6 mil unidades consumidoras e atingiu 165 quilômetros de Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) construída.

A Companhia está executando um amplo pacote de obras com previsão de conclusão em 2025, por meio do qual espera-se beneficiar 21 mil unidades consumidoras. Até lá, a Cigás estima investimento de R$ 786 milhões – entre os já realizados e os que ainda serão executados – no estado.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Polícia prende grupo que iria roubar celulares no show da Lady Gaga

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou a Operação Rastreio,...

Xi Jinping se juntará a Lula em visita à Rússia a convite de Putin

O Kremlin anunciou neste domingo (4/5) que o presidente da China, Xi Jinping,...

Argentina: morte de operário brasileiro gera revolta de trabalhadores

O técnico brasileiro Regis Barcelos Fernandes, de 55 anos,...

Bolsonaro anuncia alta e diz querer ir a ato pró-anistia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro comunicou a aliados, por meio de mensagem...