Início Mundo Coreia do Norte é acusada de violar trégua com a Coreia do...

Coreia do Norte é acusada de violar trégua com a Coreia do Sul

0

O governo da Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte de violar o acordo de armistício, que colocou fim à guerra em 1953, após a instalação de cercas próximo à fronteira entre os dois países. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22/6) pela mídia estatal sul-coreana.

De acordo com o Estado-Maior Conjuntos (JCS) da Coreia do Sul, militares norte-coreanos teriam instalado cercas de arame farpado a cerca de 80 a 90 metros da Linha de Demarcação Militar (LDM) — a fronteira terrestre entre os dois países.

O local também separa ao meio à Zona Desmilitarizada (ZDM) entre as Coreias – uma faixa de 4 km de largura, com 2 km para cada lado.

“A instalação de barreiras pelas forças armadas norte-coreanas ao longo da Linha de Demarcação Militar (MDL) constitui uma clara violação do Acordo de Armistício, e nossas forças armadas continuarão a responder em estreita cooperação com o Comando das Nações Unidas (UNC)”, informou o Estado-Maior Conjunto (JCS) sul-coreano.

Até o momento, o governo da Coreia do Norte ainda não se pronunciou sobre as acusações.

O episódio surge meses após o país liderado por Kim Jong-un alterar a Constituição norte-coreana e descartar temas relativos à possível reunificação entre as duas nações.

Coreia do Sul e Coreia do Norte estão oficialmente em guerra desde a década de 1950, apesar de um acordo de armistício assinado em 1953, que impôs um cessar-fogo entre os dois países.

Fonte: Metrópoles/Foto: Kim Jae-Hwan/Getty Images

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile