Em Barcelos, no interior do Amazonas, crianças indígenas Yanomami estão sofrendo com desnutrição e ausência de estrutura para tratamento de doenças. Segundo agentes de saúde da região, a situação dos indígenas se agrava devido a falta de estrutura nas aldeias.
De acordo com a Associação Indígena Xorumaua, o quadro de desnutrição na região entre crianças Yanomami já virou rotina.
Os líderes indígenas locais também pedem por um posto de saúde para o povo Yanonami que vive em Barcelos.
Em junho do ano passado, a Justiça do Amazonas já havia determinado mobilização por parte de servidores e apoio de órgãos federais para se buscar a redução da vulnerabilidade atual dos yanomami na cidade e demais povos originários em condições similares no local.
Conforme decisão da 1ª Vara Federal do Amazonas, entes federativos e municipais deveriam comprovar, no período de 48 horas, medidas efetivas que garantissem a segurança alimentar, solução imediata para as demandas dos indígenas em Barcelos, bem como apoio logístico para o retorno dessas famílias a suas aldeias e comunidades.
O número da população Yanomami na cidade é estimado em 5 mil indígenas que moram em 44 aldeias espalhadas na calha de três rios da região.
Foto:Reprodução/internet – *g1 AM