Começa na terça-feira (17/10), o evento “CiênciaPop – ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais”. O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e segue até sexta-feira (20/10) em três municípios do estado: Tabatinga, Presidente Figueiredo e Manaus.
Amparado via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), o evento tem o objetivo de promover atividades para os mais variados públicos, de forma criativa e lúdica, com a finalidade de levar à população o conhecimento científico produzido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), com ênfase para pautas de interesse público e contemporâneas na área da saúde.
Para a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Priscila Ferreira de Aquino, doutora em bioquímica e coordenadora do evento, a expectativa é a melhor possível, visando a participação ativa dos estudantes e o compartilhamento do material produzido nas diferentes mídias. Os produtos apresentados estarão, em breve, disponíveis no canal institucional do Youtube e no podcast ‘Ouvirciência’, no Spotify.
“A divulgação científica é uma forma de nós, pesquisadores, dialogarmos com a sociedade e mostrarmos a ciência que é produzida em nossas instituições e o quanto a ciência e produção de conhecimento impacta na vida de todos”, conta Priscila.
Ela destaca ainda a importância de o evento ocorrer em três municípios do Amazonas e, dessa forma, contribuir para a interiorização das ações de divulgação científica.
O público-alvo dessa mostra científica são estudantes dos ensinos médio e fundamental II de escolas e institutos públicos. A estimativa de participação é de 720 pessoas.
A programação conta com rodas de conversa, jogos, mostra de vídeos e podcasts, produzidos nas Oficinas Digiciência e Ouvirciência, além da exposição do curta-metragem “A menina que virou cientista” e dos materiais de divulgação da personagem.
As atividades a serem apresentadas serão disponibilizadas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Fiocruz (https://snct.fiocruz.br/) e nas redes sociais da instituição.
Programação
Manaus
Na capital, acontecerá na Oca do Conhecimento Ambiental, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado no Bairro São Jorge, que contará com a participação dos estudantes da Escola Estadual Sant’Ana, do Bairro Petrópolis, nos dias 18 e 19/10, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Tabatinga
O encontro ocorrerá no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), de 16 a 18/10 e receberá os estudantes do Ensino Médio Integrado e Técnico.
No dia 16, será realizada a abertura SNCT e nos dias 17 e 18 serão realizadas as atividades nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Presidente Figueiredo
As atividades ocorrerão no dia 20 das 9h às 11h e de 14h às 16h na Escola Presidente Figueiredo para os alunos do ensino fundamental II.
POP CT&I
O Programa é uma iniciativa da Fapeam e visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Os projetos amparados pelo POP CT&I propõem a organização e execução de atividades que abordem as diversas áreas do conhecimento, como também o tema central da SNCT/2023 que este ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. As atividades são desenvolvidas ao longo do mês de outubro e novembro, especialmente durante a Semana Estadual de CT&I no Amazonas.
A agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/
*Com informações da assessoria