Delegação amazonense encerra JEBs 2023 com 42 medalhas conquistadas

Publicado em

Encerrou nesta quinta-feira (09/11), a 20ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que, este ano, foi realizada em Brasília (DF). O Amazonas, que levou à capital do país mais de 220 atletas, finalizou a competição com 42 medalhas conquistadas, nas modalidades de atletismo, badminton, futsal, ginástica artística, karatê, natação, taekwondo, wrestling, volêi de praia, vôlei de quadra e xadrez.  

Com participação em todas as 17 modalidades esportivas presentes nos jogos, a delegação amazonense finalizou o JEBs 2023 com conquistas em onze delas, com 17 medalhas de ouro, nove de prata e 16 de bronze. O resultado expressivo é fruto da relevância do esporte na vida dos estudantes-atletas, destacou a secretária de Juventude e Desporto da Secretaria de Educação, Amanda Silotti.

“O esporte desempenha um papel crucial na educação da juventude, e participar dessas iniciativas é uma experiência enriquecedora para os estudantes-atletas. As competições nacionais proporcionam o senso de trabalho em equipe, experiências interculturais e o estímulo da autoconfiança”, enfatizou a secretária. 

Com as séries “Ouro”, “Prata” e “Bronze”, as três divisões do JEBs 2023 contaram com a participação de seis mil representantes, entre estudantes-atletas e membros das delegações. 

Destaques 

A rede estadual de ensino foi responsável por 20 medalhas entre as 42 conquistadas pela delegação amazonense. Vinte e uma escolas estaduais, da capital e do interior, cederam atletas medalhistas nesta 20ª edição do JEBs.  

Entre os destaques da rede estadual está a aluna Yandra Souza, 14, que conquistou duas medalhas de bronze na série Ouro da modalidade Badminton, nas categorias de disputas mista e individual. Os resultados na primeira divisão do torneio vão proporcionar para a estudante o recebimento do Bolsa-Atleta, uma iniciativa do Governo do Amazonas, destinada ao patrocínio de atletas e paratletas amazonenses de alto rendimento. Os valores das bolsas variam entre R$ 400 a R$ 3 mil por mês. 

“Representar o Amazonas é uma responsabilidade muito grande. Me dedico todos os dias para estar preparada. É bom saber que o treinamento está rendendo frutos. Hoje, tenho 14 medalhas conquistadas no total, entre participações JEAs, JEBs, Campeonato Amazonense e Norte-Nordeste. Treino todos os dias na minha escola”, salientou a aluna, que é discente na Escola Estadual (EE) Cacilda Braule Pinto, na zona leste de Manaus. 

A EE Cacilda Braule Pinto também foi destaque com mais duas medalhas conquistadas, pelos estudantes Madson Barbosa e Gustavo da Silva, nas modalidades do Badminton e Taekwondo, respectivamente. 

Medalhas da rede estadual 

Conquistaram medalhas de ouro os atletas Suan Lira, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, no xadrez; Williams Alves, da EE Jairo da Silva Rocha, no xadrez; Rhyana Silva, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Elisa Bessa, no atletismo; Anna dos Santos, da EE São Pedro, no wrestling; Jennifer de Souza, da EE Olga Falcone, no wrestling; Milena Santana, da EE Dom João de Souza Lima, no wrestling; João Oliveira, da EE Belarmino Lins, no wrestling; Gustavo da Silva, da EE Cacilda Braule Pinto, no taekwondo. 

Já com a medalha de prata, estão os atletas Junior Sosa, da EE Adalberto Vale, no karatê; Juliany Cavalcante, do Eeti Maria Izabel Ferreira Xavier, no atletismo; Sthefany Guedes, da EE Profª Leonilia Marinho, no wrestling; Felipe Motta, da EE Walton Rodrigues, no wrestling; Otávio Rodrigues, da EE Osmar Pedrosa, no wrestling; 

Entre os medalhistas de bronze, estão os atletas Ana Clara Pacheco, aluna da EE Coronel Pedro Câmara, na ginástica artística; Emily Benevides,da EE Professor Eunice Serrano, no badminton;  Yandra de Souza e Madson Barbosa; Kayane Neves, do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM 1), no karatê; Maria de Souza, da EE Paula Mourão, no karatê; Ana Júlia Teixeira, da EE Almirante Ernesto, no karatê; Camila Vasquez, do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, no karatê; o time de futsal masculino, composto por discentes do Eeti Balbina Mestrinho e a estudante Sarah Costa, da EE Liberalina Weill. 

Sobre o JEBs 2023

Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, o JEBs 2023 tem o objetivo de fomentar a participação dos estudantes-atletas brasileiros da Educação Básica, em atividades desportivas. Nesta edição, todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, têm representantes na competição, que é destinada para estudantes-atletas, entre 12 e 14 anos.

Entre as modalidades coletivas e individuais que foram disputadas ao longo da competição em Brasília, estão: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez, ginástica rítmica, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. Além da rede estadual, a delegação amazonense é composta também por alunos atletas da rede municipal e particular de ensino.

*Foto: Yuri Andrade/ Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade)

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Cetam abre inscrições para 72,6 mil vagas em cursos gratuitos EaD; veja como participar

As inscrições para a segunda etapa dos cursos gratuitos...

Nova Igreja Batista apresenta espetáculo cristão “Aladin”

Produzido pela Nova Igreja Batista, o espetáculo cristão "Aladin"...

Empresa de Manaus é condenada por postar acidente de funcionário com deboche em rede social

Uma empresa de distribuição de mármores e granitos em Manaus foi...

Justiça aceita denúncia, e Augusto Melo se torna réu

A Justiça de São Paulo aceitou, nesta terça-feira (22),...