Deputado Delegado Péricles cobra informações dos municípios sobre gestão de resíduos e condições de trabalho de catadores no AM

Publicado em

Iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a fiscalização ambiental e social no Estado

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) enviou requerimentos às prefeituras do Amazonas solicitando informações detalhadas sobre a gestão dos resíduos sólidos e as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis em cada município.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa reforça seu compromisso com a fiscalização ambiental e social, e tem como objetivo compreender como os municípios estão lidando com os desafios relacionados ao descarte adequado de resíduos, à coleta seletiva e ao tratamento dos lixões ainda existentes.

“A correta gestão de resíduos sólidos é essencial para assegurar a qualidade ambiental, prevenir riscos à saúde pública e contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades. O descarte inadequado causa impactos diretos na vida da população, como a contaminação do solo, da água e do ar. E quem mais sofre com esse descaso são os trabalhadores que vivem às margens da dignidade”, destacou Delegado Péricles.

Entre os dados solicitados estão: existência e localização de lixões ativos; forma de tratamento e destinação dos residuos sólidos; existência de planos de desativação dos lixões, com prazos e estratégias definidas; implantação e funcionamento da coleta seletiva; ações de conscientização da população sobre o descarte correto; planejamento para implantação ou ampliação de aterros sanitários; organização e condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis, incluindo a existência de políticas públicas voltadas à melhoria de suas condições laborais e sociais.

“Essas informações são fundamentais para que possamos exercer nosso papel de fiscalização e, com base nelas, elaborar políticas públicas mais eficazes e ajustadas à realidade de cada município. Não podemos mais ignorar a urgência ambiental e social que envolve a destinação do lixo no nosso Estado”, afirmou o deputado.

Delegado Péricles também reiterou que continuará acompanhando de perto a situação nos municípios, em especial aqueles que ainda convivem com lixões a céu aberto, como é o caso de Manacapuru (distante 98,8 quilômetros de Manaus), onde trabalhadores sobrevivem em condições insalubres e sem qualquer apoio do poder público.

Fonte: Assessoria/Foto: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Jovem pesquisador do Amazonas é destaque de um dos mais importantes eventos científicos do Brasil

Bolsista do Instituto Mamirauá, Tiago Meza recebeu uma das...

Lei de Roberto Cidade pretende melhorar experiência de compra online com retirada em pontos físicos

Diante dos desafios enfrentados por consumidores amazonenses com entregas...

Iceberg gigante ameaça pequena vila de 200 habitantes na Groelândia

Um pequeno vilarejo na Groenlândia está em estado de...

Preservação ambiental: UEA lança 3ª edição da Corrida Sauim-de-Coleira

Inscrições já estão abertas e seguem até o dia...