Deputado quer convocar ministro por fala de Lula sobre TikTok na China

Publicado em

O deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE) afirmou que, por ser membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vai pedir a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito do TikTok, feitas durante viagem à China.

O parlamentar considerou que o pedido de Lula, feito ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, para “discutir a questão digital” relacionada ao TikTok com o presidente chinês, Xi Jinping, configura, segundo ele, censura. Mendonça afirmou que vai apresentar um requerimento para convocar o ministro com o objetivo de obter explicações sobre o episódio.

“Lula e Janja pediram ao presidente da China, Xi Jinping, a assessoria para controlar e censurar as redes sociais no Brasil. É um absurdo. Uma agressão contra a nossa Constituição, contra a independência do Brasil, contra a liberdade de expressão do nosso povo, agredindo o Parlamento e a sociedade como um todo”, disse o deputado.

O episódio teria gerado constrangimento entre Lula, Janja e Xi Jinping. O tema do TikTok vem sendo alvo de disputas internacionais, especialmente após os Estados Unidos pressionarem para que uma empresa local — e não a chinesa — passe a administrar o aplicativo no país.

Lula esclareceu que foi ele quem fez a pergunta ao presidente chinês sobre a possibilidade de envio ao Brasil de alguém de sua confiança para discutir a questão digital envolvendo a plataforma.

“Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja”, assegurou o presidente.

Ainda ao comentar o episódio, Lula explicou que a primeira-dama pediu a palavra para tratar de preocupações relacionadas a mulheres e crianças na rede social.

“Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para a gente discutir a questão digital e, sobretudo, o TikTok. E aí a Janja pediu palavra para explicar o que estava acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças. Foi só isso”, descreveu Lula.

O petista também demonstrou incômodo com o vazamento da conversa, que teria ocorrido durante um jantar reservado. Além de Janja, estavam presentes ministros de Estado e alguns parlamentares representando o Congresso Nacional.

“Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve num jantar em que era uma coisa muito, mas muito confidencial”, reclamou.

Constrangimento

Ao falar do assunto, em coletiva de imprensa na noite de terça-feira (13/5), Lula comentou o suposto incômodo de integrantes da reunião com o fato de Janja pedir a palavra no encontro. Por fim, Lula defendeu a possibilidade de a mulher se manifestar em uma reunião entre chefes de Estado.

“O fato de a minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de rede digital do que eu e resolveu falar”, frisou o presidente da República.

O pedido de Lula a Xi Jinping para “discutir a questão digital” teve como resposta que o país tem o direito de fazer a regulamentação das mídias sociais. “Não é possível a gente continuar com as redes digitais cometendo os absurdos que comete e a gente não tem a capacidade de regulamentação”, ressaltou Lula.

Fonte: Metrópoles/Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...