Início Política Deputados aprovam fundo que será gerido por associação de cartórios

Deputados aprovam fundo que será gerido por associação de cartórios

0

Os deputados estaduais do Amazonas aprovaram nesta segunda-feira (23) a criação do FIG-RCPN (Fundo para Indenização da Gratuidade dos atos do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Amazonas). A proposta consta no Projeto de Lei nº 1.005/2024, do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas).

“A principal inovação do projeto consiste no estabelecimento da Associação dos Registradores Civis do Estado do Amazonas (Arpen/AM) como administradora exclusiva do fundo. Esta mudança administrativa, contudo, não implica em qualquer redução dos mecanismos de controle e fiscalização. Pelo contrário, o projeto estabelece um robusto sistema de prestação de contas e fiscalização em três níveis: Controle pelo Poder Judiciário, Controle Externo e Controle Fiscal”, afirmou a presidente do TJAMm (Tribunal de Justiça do Amazonas), desembargadora Nélia Caminha Jorge.

“O projeto também inova ao estabelecer que 25% dos valores arrecadados com os selos eletrônicos passarão a pertencer ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Esta medida visa fortalecer as receitas do Poder Judiciário, permitindo maior investimento na modernização e eficiência dos serviços judiciais, especialmente nas atividades de fiscalização da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas”, explicou Nélia Caminha.

Os recursos do FIG-RCPN para pagar custos de emissão de atos gratuitos do Registro Civil das Pessoas Naturais serão de rendimentos tributáveis. “Em caso de extinção da Arpen, o patrimônio do FIG-RCPN será revertido em favor de outra instituição do sistema notarial e registral com atuação no Estado do Amazonas que fique responsável pela custódia do referido fundo sob a fiscalização da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Amazonas”, disse a presidente do TJAM.

No prazo de até 90 dias, a Anoreg-AM (Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas) tem que providenciar as devidas adequações do Portal do Selo junto à Fundação Paulo Feitoza. A transferência da responsabilidade sobre a gestão do fundo ocorrerá após as adequações do sistema de gestão.

O PL aumenta o percentual de contribuição para 10% no primeiro dia do exercício financeiro seguinte ao de sua publicação, respeitado o prazo mínimo de 90 dias.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Danilo Mello/ALEAM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 24 de dezembro de 2024 by Chico Filho