Dino dá 48h para Sóstenes explicar ameaça de romper acordo de emendas

Publicado em

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para que o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), explique a ameaça de romper acordo que visa evitar a volta do chamado “orçamento secreto” e dividir as emendas parlamentares na Casa.

Após sair de reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na última semana, Sóstenes afirmou a jornalistas que, caso Motta não leve ao plenário o requerimento de urgência do projeto que dá anistia aos réus dos ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, a bancada reagirá.

A estratégia anunciada pelo líder partidário inclui obstrução, greve de fome e, em último caso, romper acordo sobre divisão de emendas de comissão. A última medida, segundo o deputado, seria uma espécie de “morfina” para resolver o problema, como se fosse um estágio final de pressão sobre Motta.

Caso levasse a medida a cabo, o PL controlaria 100% das emendas das comissões que preside na Câmara, medida que o entendimento do STF quanto à divisão das emendas de comissão.

Em trecho reproduzido no pedido de esclarecimentos de Dino, a aspa do deputado foi: “Se for preciso uma medida extrema, vamos desrespeitar esse acordo e passar a gerenciar 100% do valor das emendas das comissão que presidimos”.

Diante da declaração, Dino determinou que o deputado federal seja intimado a prestar informações, em 48 horas, “possibilitando uma melhor análise quanto a estes fatos novos revelados pelo multicitado Líder Partidário”.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

BC dos EUA ignora ameaças de Trump a Powell e não mexe nos juros

Na terceira reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto...

Dentista estupra paciente de 16 anos com leucemia em consultório em SP

Um dentista de 45 anos foi preso suspeito de estuprar uma...

STJ autoriza alteração em registro civil para gênero neutro

Em decisão inédita e por unanimidade, a Terceira Turma...

Novo chanceler da Alemanha defende ratificação de acordo Mercosul-UE

O novo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, defendeu nesta quarta-feira...