O ministro da Justiça, Flávio Dino, prorrogou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública nos municípios localizados na região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Com a medida, os agentes estão autorizados a permanecer na área até março de 2024. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11).
A ação ocorre em apoio ao Paraná, “prioritariamente nos municípios localizados na região fronteiriça Brasil-Argentina-Paraguai, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
Os militares estão na região desde fevereiro de 2023. A operação faz parte de um acordo internacional firmado entre o Brasil e o Paraguai para coibir crimes na área, como o tráfico de drogas e de armas, delitos ambientais e contrabando.
Ainda segundo o texto, o contingente vai obedecer ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
*R7/Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL