Discriminatório e constrangedor: deputadas e senadoras criticam Lula por fala sobre Gleisi

Publicado em

Deputadas e senadoras repudiaram a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre ter escolhido Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais por ela ser uma “mulher bonita”. A declaração foi vista por parlamentares como discriminatória, constrangedora e desrespeitosa.

Na opinião da deputada Coronel Fernanda (PL-MT), a mulher não pode ser tratada como objeto e não pode ser escolhida pelo seu atributo físico.

“Nós temos competências suficientes para ocupar qualquer lugar. A fala dele não foi um equívoco, não, foi machista, sim, foi discriminatória”, pontuou.

Ela pediu que as deputadas se juntem para fazer um manifesto contra Lula. “Nós não somos objeto, somos seres humanos, temos capacidade e condições de defender qualquer lugar onde estamos, em benefício do povo brasileiros”, disse.

“O presidente errou. E ele tem que se retratar, sim, com as mulheres brasileiras. Não é a primeira vez que ele faz qualquer tipo de comentário desonrando os atributos das mulheres. Nós somos competentes”, completou Fernanda.

A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) disse que “Lula despreza o valor das mulheres”. Na avaliação dela, a declaração do presidente é um “total desrespeito com as mulheres e desprezo pelo mérito e inteligência”.

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) classificou o episódio como inaceitável. “Em pleno mês das mulheres, Lula diz que escolheu uma ‘mulher bonita’ para melhorar a articulação com o Congresso. Desde quando aparência define competência?”, questionou.

Para ela, “isso não é piada nem gafe, é um insulto”. “Reduz as mulheres a meros adereços, desqualifica nossa capacidade. E mais, nos coloca em uma posição constrangedora, onde somos vistas pelos homens não como líderes, mas como objetos para sedução e todo tipo de assédio”, reclamou.

“Não tem desculpa. Um presidente da República dizer isso em 2025 não é só machismo e misoginia, é um retrocesso vergonhoso”, concluiu a parlamentar.

A pasta é responsável pela articulação política do governo e pelo relacionamento entre Executivo e Legislativo. Antes de Gleisi, a secretaria era chefiada por Alexandre Padilha, agora ministro da Saúde.

O que Lula disse

O presidente disse que, por ser bonita, Gleisi tem capacidade de fazer um bom trabalho na pasta responsável pela articulação política do governo e pelo relacionamento entre Executivo e Legislativo.

“Acho muito importante trazer aqui o presidente da Câmara [Hugo Motta (Republicanos-PB)] e do Senado [Davi Alcolumbre (União-AP)], porque uma coisa que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês”, declarou Lula, no evento de lançamento do crédito consignado privado, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (12).

 

 

 

 

*R7/Foto: José Cruz/Agência Brasil – 10.3.2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oruam chora em vídeo e diz: “Quero que meu filho se entregue”

Márcia Gama, mãe de Oruam, usou as redes sociais...

Nova CNH: como funciona o novo sistema de pontos da prova prática, que não tem falta eliminatória

A publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção...

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...