O tetracampeão do Grand Slam Carlos Alcaraz classificou o adolescente João Fonseca como “incrível” nesta quarta-feira e projetou que ele deve se tornar um dos melhores jogadores do mundo “muito em breve”. Já Novak Djokovic disse ter visto sombras de sua versão mais jovem no brasileiro.
O destemido tenista de 18 anos surpreendeu Andrey Rublev, nono colocado no ranking da modalidade, em sets diretos em sua estreia no Grand Slam na terça-feira.
No mês passado, Fonseca se tornou o segundo campeão mais jovem do torneio NextGen ATP desde que o atual número um do mundo, Jannik Sinner, conquistou o título, também com 18 anos, cinco anos atrás.
Alcaraz, ele mesmo com apenas 21 anos, ficou impressionado.
— O que posso dizer sobre isso? Simplesmente incrível. Quero dizer, a maneira como ele jogou sua primeira partida de Grand Slam contra seu primeiro jogador top 10, é inacreditável — disse o espanhol após passar facilmente para a terceira rodada de Melbourne. — A maneira como ele abordou a partida, a maneira como ele lidou com tudo, os nervos, a partida em geral, foi fantástico.
Alcaraz disse que Fonseca “estará lá”, em referência ao topo do ranking do tênis. Hoje, o brasileiro ocupa a 112ª posição.
— É só o começo do ano, apenas uma vitória em um Grand Slam, mas ele vai estar lá. Vamos colocar o nome de João Fonseca na lista dos melhores jogadores do mundo muito em breve — reforçou.
João ‘tem o que é preciso’
Djokovic, que está tentando conquistar o 11º título do Aberto da Austrália e o recorde de 25ª coroa de Grand Slam, disse que tem acompanhado a carreira de Fonseca nos últimos 12 meses.
— Sou fã do jogo dele. Também o assisti no ano passado — disse ele, acrescentando que o lembrava de como ele era quando adolescente. — Particularmente quando eu tinha a idade dele, quando você meio que vai descuidadamente para as tacadas, apenas mostrando do que é capaz. Ele definitivamente tem o que é preciso. Ele mostrou isso ontem à noite em um grande palco para ir muito longe. O futuro é brilhante para ele, sem dúvida, se ele continuar assim.
Fonseca reforçou sua coroa NextGen ao ganhar um título do ATP Challenger Tour em Canberra este mês.
Ele então avançou na qualificação em Melbourne Park e agora vai testar sua sequência de 14 vitórias contra seu próximo oponente, o italiano Lorenzo Sonego, que está classificado em 55º lugar.
— Com certeza, o NextGen me deu confiança. Quer dizer, estou jogando um ótimo tênis, então preciso aproveitar este momento, jogar o meu melhor — disse Fonseca após derrotar o russo Rublev. — Estou jogando bem, então estou confiante. Quando cheguei aqui, meu primeiro objetivo era me classificar para o sorteio principal. Claro, minhas expectativas são maiores agora. Quero mais e mais.
Fonte: O Globo/Foto: WILLIAM WEST/AFP