Em Manaus, 78 taxímetros são verificados pelo Ipem-AM em ação nacional

Publicado em

Em ação simultânea em todo país, o Instituto Nacional de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) verificou 78 taxímetros em Manaus, entre os dias 5 e 7 de junho. Foram averiguados se os equipamentos instalados nos táxis em circulação na capital tinham identificação de aprovação do modelo (número da portaria) e certificado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dentro do prazo de validade.

Durante a atividade, não houve registros de irregularidades. No entanto, o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, ressaltou a importância da verificação desses instrumentos para o permissionário prestador de serviço e para o consumidor.

“O uso dos taxímetros permite que a cobrança dos serviços de táxi aconteça de forma justa e confiável, tanto para o usuário quanto para o profissional do táxi. Por isso, se faz imprescindível certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo”, destacou Renato Marinho. 

De acordo com o diretor-presidente, o taxímetro considera, em suas medições, ou a distância percorrida pelo veículo-táxi ou o tempo decorrido. “Sendo assim, o tempo gasto em engarrafamentos, semáforos ou até quando pedimos para o taxista nos aguardar, são considerados nas medições”, afirmou Renato Marinho, ao acrescentar que a verificação abrange, ainda, a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e a rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).

Marinho informou, ainda, que a verificação dos taxímetros é anual, mas que, especificamente nesta semana, seguindo o Plano Nacional de Vigilância de Mercado (PNVM), coordenado pelo Inmetro, os instrumentos foram o foco das fiscalizações do Ipem-AM. “A verificação também pode ser solicitada pelo próprio taxista ou pelo usuário de táxi”, ressaltou.

O gestor também fez um alerta aos permissionários de táxi sobre os serviços de reparo e manutenção dos taxímetros, que deverão ser realizados somente pelas oficinas credenciadas pelo Ipem-AM.

Em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro, o permissionário está sujeito à penalidade. E taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.

Verificação anual

Para realizar a verificação, os taxistas devem se encaminhar à sede do Ipem-AM, localizada na avenida Danilo Areosa, s/n°, Distrito Industrial I, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. O órgão irá emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de verificação.

Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

– Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;

– Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);

– Certificado da última verificação do Ipem-AM.

Consumidor, fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-AM, o consumidor deve observar a existência da marca de verificação, do lacre, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro;

Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta; 

As informações do visor do taxímetro devem estar em boas condições, sem dígitos queimados;

O taxímetro deve estar posicionado de forma que o usuário consiga acompanhar as informações fornecidas pelo equipamento, como o valor cobrado pela corrida;

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no telefone 0800 092 2020, segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e das redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

FOTOS: Alexandre Vieira/Ipem-AM

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oruam chora em vídeo e diz: “Quero que meu filho se entregue”

Márcia Gama, mãe de Oruam, usou as redes sociais...

Nova CNH: como funciona o novo sistema de pontos da prova prática, que não tem falta eliminatória

A publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção...

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...