Em quatro meses, Amazonas já registra 336 casos confirmados de esporotricose humana, aponta FVS

Publicado em

De janeiro até o dia 30 de abril deste ano, o Amazonas registrou 336 casos de esporotricose humana, sendo 331 somente em Manaus. Não há óbitos relacionados à doença. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Desde janeiro até 15 de fevereiro, foram notificados 108 casos de esporotricose humana. Destes, 76 foram confirmados e 21 estavam sob investigação. De lá para cá, o número de casos aumentou em 342% referente aos meses de março e abril, com 260 novos casos.

O informe epidemiológico do FVS divulgado na última terça-feira (30) aponta que, além de Manaus, o município de Presidente Figueiredo registrou três casos da doença, seguido de Barcelos e Careiro, no interior do Amazonas, com um caso de esporotricose humana cada.

Causada por fungos, a infecção, geralmente, surge a partir de arranhões ou mordidas de animais infectados, que também são vítimas desse fungo, o Sporothrix brasiliensis. Este ano, os gatos são os maiores transmissores, com 80,1% do caso oriundos do contato com esse animal.

Aumento da doença desde 2022

Ao longo de 2022 e 2023, o Amazonas vem enfrentando um aumento significativo da doença. Em todo o ano de 2022, foram 251 registros confirmados pela doença. Já em 2023, com um aumento alarmante de 114%, o estado registrou 644 casos da doença em humanos.

Em Manaus, cerca de 75% da contaminação humana no ano passado ocorreu pelo contato com animais infectados, especialmente gatos, afetando pessoas com idade entre 20 a 59 anos. Os bairros de maior incidência de casos eram das Zonas Oeste e Sul de Manaus.

Entre os municípios do interior, Presidente Figueiredo foi o que apresentou maior número de casos, com 9 registros.

Em 2023, os meses de junho e agosto foram de maior incidência. As confirmações ocorreram durante as consultas, com exames laboratoriais realizados para confirmar a presença da esporotricose.

Como medida de enfrentamento à esporotricose humana e animal no Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) criou um grupo de trabalho, formado por várias instituições da área de saúde, a fim de monitorar a doença e definir ações de controle e combate à infecção.

Esporotricose animal

De janeiro a abril, foram notificados 501 casos de esporotricose animal no Amazonas, sendo 319 confirmados e 195 em tratamento. Foram registradas 122 eutanásias/óbitos. A maior quantidade de animais é gatos (96,2%), seguidos de cães (3,8%). Os animais envolvidos são, em maioria (70,1%), macho.

*G1/AM/Foto: : Valdo Leão/Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...