Em vídeo, comandante da PM diz: ‘Não hesite em utilizar a legítima defesa’

Publicado em

O coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, pediu em um vídeo publicado em uma rede social da corporação para que a tropa “não hesite em utilizar a legítima defesa a seu favor”. A postagem foi feita na quarta-feira, horas depois de um tenente aposentado da corporação ser morto na Grande São Paulo.

“Estamos bastante preocupados com algumas ocorrências onde o policial militar tem hesitado em utilizar as suas ferramentas de trabalho. E aí vai o meu pedido para vocês e para todos esses amigos aqui que estão aqui presentes: não hesite, não hesite em cumprir a lei, não hesite em utilizar a legítima defesa a seu favor. Faça isso!”, declarou o comandante-geral da PM paulista.

O vídeo foi gravado logo após Freitas participar de um café da manhã da corporação. A legenda da postagem tem como título “Mensagem ao Patrulheiro”, e até a tarde desta sexta-feira, 7, contava com mais de 14 mil curtidas.

No mesmo dia, cinco suspeitos de roubar e matar o tenente aposentado da Polícia Militar paulista Ricardo Boide, de 52 anos, foram presos pela Polícia Civil. O crime ocorreu em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. O grupo já era investigado pela prática de roubos a residências na região.

Latrocínio

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), o tenente aposentado foi dominado com outras três pessoas da família, na madrugada da quarta-feira. Ele foi agredido com “socos, coronhadas, chutes e choques” e, posteriormente, levado pelos suspeitos. O grupo também realizou transações via Pix e com uma máquina de cartão, que os bandidos carregavam.

As prisões aconteceram durante a Operação Caapora, que tinha o objetivo de reprimir roubos a residências em Embu das Artes, São Lourenço da Serra e Itapecerica da Serra. Por volta do meio-dia, agentes da Delegacia de Embu das Artes encontraram o corpo da vítima em uma área rural, nas proximidades da residência. Quatro dos suspeitos foram presos em flagrante e um por cumprimento de mandado de prisão. O caso foi registrado como latrocínio, resistência, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e munição.

Segundo a SSP, o Centro de Inteligência Policial (CIP) identificou que os crimes cometidos pelo bando se assemelham pelo especial “modus operandi”. Os suspeitos alcançavam os condomínios residenciais por meio de matas e áreas de densa vegetação, à noite ou de madrugada, surpreendendo as vítimas. Os moradores eram também agredidos e ameaçados.

No início do mês passado, dois PMs foram baleados depois que um homem reagiu à abordagem e roubou a arma de um dos policiais. Um dos agentes foi ferido no abdômen e nas pernas, e outro no rosto

O número de pessoas mortas por policiais aumentou no mês de maio deste ano no Estado de São Paulo, passando de 35 para 38 na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, são 189 pessoas mortas por policiais, um acréscimo de 8,6%.

*Estadão Conteúdos 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...