Enel anuncia isenção de 3 contas para compensar parte dos clientes afetados por ‘apagão’ de novembro

Publicado em

A distribuidora Enel-SP anunciou, nesta quinta-feira (30), um plano de compensação para uma parcela dos clientes impactados pelo “apagão” ocorrido após a tempestade que acometeu parte do estado de São Paulo em 3 de novembro.

Segundo a companhia, os clientes que atenderem às condições abaixo terão isenção em três contas de luz, a partir de dezembro. Eles são:

  • Clientes de baixa renda cadastrados no programa Tarifa Social, do governo federal, que tenham ficado no mínimo 48 horas sem energia elétrica — apenas para os que já estavam inscritos no programa antes do dia 3;
  • Clientes eletrodependentes, ou seja, que dependem de aparelhos elétricos para sobreviver, afetados pela falta de luz — apenas para os previamente cadastrados na Enel nesta categoria.

Aqueles que tiverem débitos em aberto com a Enel poderão ter até três contas atrasadas zeradas, substituindo a isenção nas futuras cobranças.

A concessionária informou também que a isenção se dará de forma automática para os clientes que atendam aos critérios mencionados no release. Ou seja: o consumidor não precisa ter entrado em contato com a empresa para registrar a falta de energia no período.

Plano de indenização

Apesar das medidas anunciadas, a Enel-SP ainda não apresentou o plano de indenização cobrado pela Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp) que analisa a atuação da empresa desde que ela assumiu a distribuição de energia elétrica em parte do território paulista.

Segundo integrantes da CPI, o prazo para isso venceu na última terça-feira (28).

Na quarta (29), o presidente da empresa em São Paulo, Max Xavier Lins, disse à comissão que não houve tempo hábil para que a concessionária elaborasse uma forma de indenizar os consumidores prejudicados pelo apagão do início do mês.

Lins afirmou ainda que a empresa não assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público para indenizar os consumidores paulistas e informou que a companhia apresentará um plano de ressarcimento até 6 de dezembro.

Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...

Dobra na orelha: o que fazer se você tem o sinal de Frank e quais os riscos de problema no coração

A presença de uma dobra diagonal no lóbulo da...

Master: PF mira fraude na Rioprevidência e apreende dinheiro jogado de apartamento

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da...

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...