O primeiro dia de provas do Enem 2025 acontece neste domingo (9) em todo o Brasil. No Amazonas, os candidatos precisam ficar atentos ao fuso horário, já que o exame começa às 12h30, uma hora mais cedo do que em estados com horário de Brasília.
Ao todo, 110.842 pessoas estão inscritas no estado, sendo 42.773 estudantes da rede pública estadual, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Os portões abrem às 11h e fecham ao meio-dia. Depois desse horário, ninguém poderá entrar. As provas começam às 12h30, no horário local.
🚨 O Inep recomenda que os candidatos planejem o trajeto com antecedência para evitar atrasos. A dica é chegar a partir das 11h, quando os portões são abertos.
Lembre-se de que, aos domingos, o trânsito e o transporte público funcionam em horários diferentes.
A apresentação do cartão de confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas o Inep também recomenda que o candidato imprima e leve o documento consigo, para conferir as informações, se necessário.
🧾 1° dia de exame
O primeiro dia inclui 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de inglês ou espanhol), 45 de ciências humanas e a redação. Neste domingo, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para concluir a prova, até 18h.
A saída da sala é permitida a partir das 14h30, mas sem o caderno de questões.
Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame, portanto, após às 17h30.
🖋️ O que levar no dia da prova
- Documento oficial com foto (físico ou digital);
- Caneta esferográfica transparente com tinta preta, leve mais de uma;
- Cartão de confirmação (opcional, mas recomendado);
- Lanche leve, como chocolates, castanhas e barras de cereal;




