As equipes de emergência estão a apenas 5 metros dos 41 operários presos pelo colapso parcial de um túnel no norte da Índia há duas semanas, anunciaram as autoridades, que esperam um resgate “em breve”.
Um tubo de aço largo o suficiente para permitir a saída dos homens “foi introduzido por 52 m no túnel e deve atingir 57 m”, afirmou nesta terça-feira (28) o ministro-chefe do estado de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami.
“A operação de resgate deve terminar em breve”, acrescentou.
Depois de vários problemas, engenheiros militares e operários do setor de mineração estão cavando com as mãos para abrir caminho entre as rochas e os escombros até o túnel onde os 41 homens que trabalhavam em sua construção estão bloqueados há 16 dias.
Equipes de três pessoas atuam em rodízio para cavar e inserir as últimas peças do tubo de aço que deve permitir a saída dos trabalhadores. Os homens também precisam cortar barras de metal que bloqueiam o caminho.
Desde o colapso parcial do túnel, em 12 de novembro, os trabalhos de resgate foram prejudicados pela queda de escombros e pelas sucessivas avarias das máquinas de perfuração.
Os homens sobrevivem graças a um pequeno duto pelo qual é bombeado oxigênio e que também é usado para o envio de alimentos, água e energia elétrica.
Uma câmera também foi introduzida no duto na semana passada, o que permitiu que as famílias observassem os trabalhadores dentro do túnel pela primeira vez desde o acidente.
© Agence France-Presse
*R7/FOTO: FRANCIS MASCARENHAS/REUTERS – 28.11.2023