O Governo Federal anunciou o fim das escolas cívico-militares , implantadas em quase todo o País nos últimos anos.
Essas escolas, instaladas em áreas periféricas das grandes cidades, foram de grande valia para pais e professores, na luta para manter seus filhos e alunos longe dos vícios e mazelas da vida moderna.
Nas cidades menores, o modelo de escola cívico-militar, também teve grande aceitação por parte de pais e professores, que se sentiam incluídos em um sistema de ensino exitoso em todo o País.
Os dados disponíveis sobre o sistema, mostram números positivos, como redução de 82% na violência física, redução de 75% na violência verbal e redução de 80% na evasão e abandono escolar.
Várias autoridades nacionais, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes, declararam que irão manter o modelo de escolas cívico militares.
O Governo do Amazonas, através da Seduc, analisa a situação, para definir seu direcionamento.
O Senador Omar Aziz, fez um forte pronunciamento, em aparte ao discurso do Senador Gen Mourão, que criticava duramente a medida do Governo Federal.
Omar Aziz lembrou em seu discurso, o antes e depois das escolas cívico-militares no Amazonas, atestando seu êxito educacional.
Veja o pronunciamento no link abaixo: