Em ano de eleição municipal, cinco das oito escolas de samba do Grupo de Acesso A do Carnaval de Manaus apostam em homenagens a figuras públicas para a disputa da única vaga para o Grupo Especial de 2025. Entre os ‘agraciados’ aparecem um vereador candidato à reeleição, um deputado estadual, uma pré-candidata à Prefeitura de Manaus, 0 diretor-presidente de uma fundação estadual e a família de uma ex-candidata a vereadora.
As quatro primeiras escolas que desfilarão no Grupo de Acesso A, na sexta-feira (2), terão como enredo essas figuras públicas. A Primos da Ilha, que foi a última colocada do Grupo Especial em 2023 e, portanto, rebaixada para o Acesso A, e programada para fechar o desfile, não irá se apresentar este ano.
Com o tema “Com as bênçãos de São Jorge em dias de festa e arraiá a família Batista vai passar”, a Unidos da Cidade Nova, campeã do Acesso B em 2023, contará a história da família que fundou, nos anos 1980, a Ciranda da Cidade Nova.
Durante algum tempo a dança teve Ana Lívia Batista à frente, em substituição ao pai. Em 2012, ela foi candidata a vereadora pelo PT (Partido dos Trabalhadores). A Unidos da Cidade Nova abrirá o desfile do Grupo A, às 21h de sexta-feira (2).
A segunda escola de samba a se apresentar, às 21h50, será a Mocidade de Coroado, que trará como tema Anne Moura, Secretaria Nacional de Mulheres do PT, candidata a vice-governadora na chapa de Eduardo Braga em 2022, e uma das opções de pré-candidatura do partido à eleição para Prefeitura de Manaus, indicada pelo programa partidário “Elas por Elas”.
Anne Moura é “filha do Coroado”, o primeiro verso do samba de enredo da escola, que terá como tema “Coroado traz Anne Moura, a Icamiaba, filha desse chão”.
Na sequência, a terceira escola a desfilar, a Império do Havaí, às 22h40, apresentará como enredo “Gigante – você é do tamanho dos seus sonhos”, em homenagem ao vereador Ivo Neto (PMB). No exercício de seu primeiro mandato, Ivo é candidato natural à reeleição.
A quarta escola a desfilar pelo Grupo A é a Acadêmicos da Cidade Alta, com o enredo sobre o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante): “Gigante pela própria natureza, Abdala Fraxe, o grito de um índio Macuxi ecoa nas terras de Ajuricaba, pelo povo da floresta”.
A Sem Compromisso, sexta escola a desfilar, já no sábado (3), às 1h10, terá como tema central o diretor-presidente do sistema de rádio e TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, com o enredo “Nesse Encontro da Águas navega a audiência de um grande sonhador: Oswaldo Lopes, o grande comunicador”.
Além dessas quatro escolas e da Primos da Ilha, que não desfilará, o Grupo de Acesso A tem ainda a Presidente Vargas com o enredo “Samba raiz, é paixão – Couro Velho – 20 anos de tradição”; Tradição Leste, com “Do Egito antigo ao motor na troca de óleo, a Tradição Leste rufa seu tambor”; e a Beija-Flor do Norte, com o tema “Entre devaneios e loucuras a Beija-Flor do Norte voa ao Maranhão, meu tesouro, meu torrão”.
Outros políticos
No Carnaval deste ano, outras duas escolas vão homenagear políticos. No Grupo de Acesso B, a Mocidade de Raiz, rebaixada ano passado, homenageará Coronel Lima Júnior, candidato derrotado a deputado estadual em 2022 pelo PMN (Partido da Mobilização Nacional), com 4.964 votos.
No Grupo Especial, a Mocidade de Aparecida, maior campeã do carnaval regional, homenageia a família Cidade, do presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), Roberto Cidade. O deputado aparece em todas as pesquisas de intenção de votos realizadas por diferentes institutos, desde o ano passado.
Foto: Oliveira Júnior/Manauscult/ *Amazonas Atual