As Forças Armadas dos Estados Unidos derrubaram um objeto não identificado que sobrevoava o estado do Alasca nesta sexta-feira (10). Segundo autoridades dos EUA, a ação ocorreu por ordem do presidente Joe Biden.
O porta-voz do governo dos EUA confirmou a ação.
Ainda não há confirmação sobre qual era o objeto (possivelmente, um balão), mas sabe-se que ele estava viajando a uma altitude que o tornava uma ameaça potencial para aeronaves civis.
Também não há indicação de que se tratava de uma ameaça militar, de acordo com o governo dos EUA.
Balão chinês
Na semana passada, os EUA derrubaram um balão chinês que sobrevoava o estado de Montana.
O balão sobrevoou os EUA estava equipado com dispositivos para coletar informações de inteligência, e não meteorológicas, disse um funcionário do governo americano na quinta-feira.
Imagens detalhadas feitas a grande altitude mostram que o equipamento do balão “era claramente para a vigilância de inteligência e era inconsistente com o equipamento encontrado nos balões meteorológicos”, indicou o Departamento de Estado.
“Tinha múltiplas antenas para incluir uma matriz provavelmente capaz de coletar e geolocalizar comunicações”, afirmou o Departamento em nota oficial.
“Estava equipado com painéis solares suficientemente grandes para produzir a energia necessária para operar múltiplos sensores ativos de coleta de dados de inteligência”, detalhou o funcionário, sob condição de anonimato.
Um avião de combate americano derrubou o balão sobre o Oceano Atlântico no sábado, depois que o mesmo havia atravessado grande parte do país, sobrevoando áreas onde os Estados Unidos guardam mísseis nucleares em silos subterrâneos e bases de aviões-bombardeiros estratégicos.
*G1