Experiência médica e qualificação proporcionam um olhar clínico mais apurado na hora do diagnóstico, afirma especialista

Publicado em

Na área da saúde, a experiência do médico pode ser um fator decisivo para garantir diagnósticos mais precisos e tratamentos adequados. É o que explica o uro-oncologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo. Com cerca de 20 anos de experiência na detecção e tratamento dos mais variados cânceres urológicos, ele destaca que a medicina tem se tornado cada vez mais desafiadora, o que requer prática e atualização frequente sobre novos protocolos, para criar um olhar clínico mais apurado na hora da detecção de alterações e da indicação do melhor tratamento.

“Existem diversas patologias com sintomas e características semelhantes. Avaliar de forma aprofundada, com os exames de apoio necessários, e saber diferenciar essas doenças, são essenciais para chegar a um diagnóstico rápido e correto, e a prática médica, que inclui vivências únicas e , muitas vezes, complexas, auxilia diretamente nesse contexto”, frisou o cirurgião, doutor em saúde pública e presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Com forte atuação no campo oncológico, Figliuolo assegura que, por ser uma doença silenciosa, o câncer não apresenta sintomas na fase inicial. Por isso, há sinais que podem indicar a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que leve a um diagnóstico precoce. Nesse caso, quanto mais experiente é o médico, mais fácil se torna essa leitura.

“A experiência e um trabalho multidisciplinar, ajudam a criar um olhar clínico apurado, desenvolvido ao longo de anos de prática e constante atualização, o que permite identificar sinais e sintomas com maior eficácia, associando-os às alterações corretas”, destacou.

Além disso, de acordo com Giuseppe Figliuolo, a vivência em diferentes casos clínicos oferece aos médicos a capacidade de correlacionar situações complexas e propor abordagens terapêuticas personalizadas, de acordo com as necessidades de cada paciente.

“No caso da urologia, o conhecimento atualizado a partir de cursos, congressos e a participação no campo científico, também possibilitam melhores decisões na hora da prática, reduzindo o risco de erros e proporcionando maior segurança e bem-estar ao paciente”, assegurou o especialista.

No cenário atual, onde as doenças apresentam diferentes formas de manifestação, a experiência médica também pode impactar diretamente na qualidade de vida e na recuperação de pacientes.

Avanços e alertas

“Associada à qualificação, a prática médica pode ofertar uma série de tratamentos aos pacientes. Um exemplo disso são os avanços cirúrgicos, com as cirurgias por vídeo e as abordagens robóticas, que causam menos sequelas e uma recuperação mais rápida“, explica o profissional, que é capacitado nas duas modalidades.

Figliuolo conclui com um alerta importante: a checagem quanto à inscrição de médicos especialistas em seus respectivos conselhos e sociedades médicas, a fim de evitar golpes e futuros prejuízos. “Infelizmente, o exercício ilegal da medicina tem sido mais frequente do que esperávamos e tem causado danos a muitas pessoas que procuram ajuda para aliviar seus sofrimentos. Por isso, checar a veracidade da titulação de especialistas se tornou uma necessidade”, destacou.

 

 

*Com informações da Assessoria / Foto: Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bradesco decide acabar com home office para 900 funcionários em 2026

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, decidiu encerrar...

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...