Expoagro 2025 sediará leilão inovador de pecuária com foco em melhoramento genético e ação social

Publicado em

Em uma manhã estratégica, representantes do setor primário, produtores pecuaristas do Amazonas e a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA) se reuniram nesta quinta-feira (21), com o secretário da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, para discutir os preparativos e o chamamento para a Expoagro 2025, que sediará um evento inédito: o Primeiro Leilão Comercial da Pecuária do Amazonas.

O evento, focado em inovação e responsabilidade social, apresentará bovinos, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos. Para ampliar o alcance, o leilão permitirá lances à distância via WhatsApp, com transmissão ao vivo pela TV Encontro das Águas, além da tradicional participação presencial com exposição dos animais. A organização já registrou interesse de vendedores de municípios como Apuí.

A ação social é um dos pilares do leilão, que destinará parte da arrecadação ao Hospital do Amor. Sete lotes de animais já foram doados, com a renda revertida para a instituição. Durante o leilão, um estande será montado para divulgação do trabalho do hospital e QR codes de PIX estarão disponíveis para doações diretas.

Em sua fala, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, destacou o papel do leilão na valorização da cadeia produtiva local: “Nós não vamos fomentar um evento que não seja com o objetivo principal de um melhoramento genético da nossa pecuária. A proposta é permitir a participação de animais sem registro genealógico, mas com qualidade genética superior, garantindo uma maior valorização para os criadores e um leque de opções para os compradores em um só local”.

Na ocasião, o secretário Daniel Borges ouviu os pecuaristas para alinhar as ações dentro do contexto geral da organização da Expoagro e do leilão. Ele reforçou a importância da parceria entre o governo e o setor produtivo.

“A Expoagro não é um evento apenas do governo, mas sim do produtor rural. A história da feira começou aqui na Federação da Agricultura, por uma necessidade do setor de ter um momento de encontro e um espaço para movimentar o setor primário. Estamos de volta, fazendo isso aqui na FAEA, para que a gente consiga avançar. E só conseguimos avançar se tiver a participação de todos vocês”, destacou o secretário.
Charles Galindo, analista de captação de recursos do Hospital do Amor, enfatizou a importância da iniciativa para a saúde no estado: “A parceria para o leilão é o primeiro passo para a construção do primeiro Instituto de Prevenção de Câncer do Hospital do Amor no Amazonas. Estamos firmando essa parceria para o leilão em prol do Hospital do Amor e também para a construção do instituto, visando beneficiar todo o estado. Já tratamos 2.085 pessoas do Amazonas de 32 municípios, com tratamento 100% gratuito e humanizado”.

Para participar do leilão, os interessados devem se credenciar com uma hora de antecedência. O prazo final para a inclusão de lotes é 20 de Setembro. O evento também oferece cotas de patrocínio para empresas que desejam associar suas marcas a essa causa. A Expoagro 2025 é um evento de realização do Governo do Amazonas, via Sepror, com o apoio do Sistema Faea Senar Fundepec/AM e diversos parceiros.

Mais informações:
Bárbara França – Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sistema Faea Senar Fundepec/AM – (92) 98442-2380

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bruno Pereira e Dom Phillips podem ganhar memorial no Amazonas

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom...

Gkay comemora aniversário com bolo de 200 kg e brinca: ‘Só um bolinho’ 🎂

Gkay completou 33 anos na última quarta-feira (3) e, claro, não deixou...

Nome no celular e aviso para fugir: o passo a passo de como Bacellar ajudou TH Joias

Investigação aponta que o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa...

‘Bolsonaro de papelão’ é estratégia do PL para presença em campanhas

O PL (Partido Liberal) passou a usar, nas agendas do...