Na segunda-feira (31), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgaram um Boletim Epidemiológico da Mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre no Amazonas, no período de 2018 a 2022. O documento está disponível em: bit.ly/3DzKcx5.
Em Manaus, o ano de maior número de óbitos por esse tipo de acidente foi em 2022, com 289 óbitos. O boletim destaca, ainda, que, em 2022, a predominância dos óbitos por acidentes de transporte terrestre é do sexo masculino com idade entre 20 e 49 anos. Metade (50,1%) dos óbitos foram de motociclistas, seguidos de pedestres (26,3%) e ocupantes de automóvel (12,1%). Os dias de maior ocorrência desse tipo de acidente foram sábados, domingos e segundas-feiras, sendo o domingo o dia de maior registro, com 98 óbitos.
Todos os dias são registrados os mais diversos acidentes, com carros de pequeno e grande porte, motocicletas, ciclistas e pedestres. Até buraco em uma das principais avenidas de Manaus, já ocasionou fatalidade em 2023, ou seja, até no recapeamento asfáltico a Prefeitura deixa a desejar.
O que mais chama atenção, é o número de óbitos na capital em 2022, um dos anos mais violentos, tanto para segurança pública quanto para o trânsito. E de 2022 para 2023, as solução para tentar inibir os ricos a vida foram mínimas. Os dados reafirmam o quanto a atual gestão de David Almeida, é considerada a mais omissa em relação ao trânsito de Manaus.
Este ano foram instalados 43 semáforos inteligentes, que custou aos cofres públicos um total de R$ 47,6 milhões, somando os dois contratos da Prefeitura com a empresa prestadora do serviço. Mas, do quê adianta toda essa modernização se não tem ninguém na rua para realizar as fiscalizações e manter a ordem municipal? Será que precisaria mesmo de todo esse gasto? Uma vez que a população tem mais medo de um homem fardado de verde, do quê de uma led.
As promessas de melhorias para o trânsito de Manaus estão esquecidas há muito tempo. Importante ressaltar que uma das prioridades do plano de governo de David Almeida no início do mandato, era o trânsito, mas poucas mudanças foram feitas desde que assumiu a prefeitura. A atual pesquisa, mostra quão grande deve ser a preocupação da população quando se trata de trânsito em Manaus.