Família destruída! Morre a quarta vítima de envenenamento no litoral do Piauí

Publicado em

Francisca Maria da Silva, de 32 anos, não resistiu às complicações do grave quadro de saúde e morreu na madrugada desta terça-feira (07) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, litoral do Piauí. Ela é a quarta vítima do caso de envenenamento que destruiu toda uma família na região. Na manhã de segunda (06), a filha dela, Lauane da Silva, de 3 anos, também faleceu. A menina estava internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O veneno, segundo laudo, estava no arroz que foi preparado por um familiar das vítimas na virada do ano. Nove pessoas foram internadas no dia 1º de janeiro, sendo que quatro morreram e quatro receberam alta. Apenas a criança de 4 anos, que é filha de Francisca Maria, segue internada em TeresinaO estado de saúde de Francisca era considerado gravíssimo. 

Inicialmente, suspeitava-se que os peixes doados por um casal estivessem envenenados. No entanto, o laudo pericial descartou essa hipótese, e o casal responsável pela doação não é mais tratado como suspeito pela Polícia Civil.

Na segunda, o diretor do Departamento de Polícia Científica, Antônio Nunes, concedeu entrevista ao Balanço Geral Piauí, da TV Antena 10, e comentou sobre o caso de envenenamento que deixou quatro pessoas da mesma família mortas em Parnaíba, litoral do Piauí.

“Ele é um agrotóxico para matar pragas. É usado em ambientes de agricultura ou para matar roedores. É um veneno. Frisa-se que ele é proibido no Brasil”, declarou Antônio Nunes à TV Antena 10 sobre a substância Terbufos que foi encontrada no arroz. Esse veneno, de acordo com as investigações, foi o mesmo utilizado para matar os irmãos Ulisses Gabriel e João Miguel, filhos de Francisca Maria. A suspeita do crime foi presa.

O diretor Técnico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), Carlos Teixeira, emitiu nota lamentando o falecimento de Francisca.

Veja a íntegra

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) lamenta profundamente o falecimento de uma paciente adulta ocorrido na terça-feira (7), em decorrência de um suposto caso de envenenamento.

A paciente estava sob os cuidados da instituição desde o dia 1º, e o óbito foi constatado por volta das 3h07. Após a confirmação do falecimento, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos necessários.

Neste momento de imensa dor, expressamos nossas sinceras condolências à família da paciente e reafirmamos que a equipe multidisciplinar do HEDA trabalhou com total dedicação, seguindo todos os protocolos e medidas necessárias para garantir o melhor atendimento durante sua permanência na unidade.

O HEDA reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, assim como com a transparência em suas ações. Em conformidade com a legislação vigente sobre privacidade, não serão fornecidos detalhes adicionais sobre o caso.

Atenciosamente,
Dr. Carlos Teixeira
Diretor Técnico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Arroz foi preparado por um familiar das vítimas 

Maria de Fátima, irmã de Francisca, que está internada e perdeu dois filhos por envenenamento, afirmou em entrevista à TV Antena 10 no dia 2 de janeiro que foi a responsável por preparar o arroz que foi consumido pela família, em Parnaíba, litoral do Piauí. Laudos apontaram que havia a substância Terbufos no alimento, e o fato deixou três mortos. A terceira vítima, Lauane da Silva, de 3 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (06), e outras seis pessoas também chegaram ser internadas com os sintomas. Apesar dessa informação, a Polícia Civil busca identificar quem colocou a substância no alimento.

No dia do ocorrido, 1º de janeiro, a mulher afirmou que o arroz havia sido preparado para o jantar da virada de ano, e todos comeram normalmente. Ela disse que contou com o auxílio da irmã, e que estavam suspeitando das manjubas recebidas pela família. Ela foi enfática ao dizer que a contaminação não seria no prato que ela havia preparado, mas, sim, no alimento doado. Ela também disse que não consumiu o arroz. 

Durante essa semana, a polícia vai ouvir mais pessoas para aprofundar as investigações e identificar a autoria do crime. “Vamos ouvir todas as pessoas que estavam dentro do imóvel no momento da preparação [ do almoço] , e esclarecer se entrou algum estranho na casa nesse período. Depois disso, vamos trabalhar em cima da autoria”, destacou o delegado Abimael Silva à TV Antena 10. 

Envenenamento que destruiu toda uma família 

No total, nove pessoas da família foram afetadas pelo veneno. Ao passarem mal, as vítimas foram levadas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). O caso ocorreu no dia 1º de janeiro deste ano na cidade de Parnaíba. A família é a mesma dos irmãos que, em 2024, morreram envenenados após consumires cajus.

O primeiro óbito foi de Manoel Leandro da Silva, de 18 anos, que morreu ainda na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A segunda, Igno Davi da Silva, 1 ano e 8 meses. A filha de Francisca, Lauane da Silva, foi a terceira vítima que não resistiu. 

Receberam alta: Francisco de Assis Pereira da Costa, 53 anos (padrasto de Manoel e Francisca); uma criança de de 11 anos (filho de Francisco de Assis); uma adolescente de 17 anos (irmã de Manoel) e Maria Jocilene da Silva, 32 anos. Apenas uma criança, de 4 anos, segue internada no HUT. Não há atualizações do quadro de saúde dela.

 

*Fonte: A10+/Foto: TV Antena 10

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Pedro Turra teria orientado testemunhas a combinar versões sobre legítima defesa

O piloto Pedro Turra, réu por homicídio do adolescente Rodrigo...

Carnaval 2026: UEA e Ministério Público do Amazonas analisam acessibilidade em grandes eventos por meio do projeto CheckAcesso

Mapeamento visa garantir mudanças para promover maior presença de...

Seis embarcações usadas em garimpo ilegal são apreendidas no Rio Negro

Seis embarcações utilizadas no garimpo ilegal foram apreendidas no...

Convidada do Arena Política de hoje Maria do Carmo Seffair #44

Maria do Carmo Seffair Maria do Carmo Seffair é empresária...