FCecon realiza oficina de prevenção e controle de infecções hospitalares

Publicado em

Reduzir a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e aumentar a adesão de higiene das mãos e aos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. Estes são objetivos da IV Oficina de Qualidade Assistencial em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que ocorre nesta sexta-feira (26/05), na unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O evento tem a participação de colaboradores dos setores assistenciais, além de acadêmicos que atuam na instituição.

Iras e prevenção

As Iras são um dos eventos adversos mais frequentes associados à assistência à saúde. A infecção adquirida após a admissão do paciente em unidades hospitalares pode se manifestar durante a internação ou mesmo após a alta. Pode, inclusive, aumentar o tempo de internação.

Programas para prevenção e controle de Iras podem reduzir essas ocorrências nos hospitais. Na FCecon, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) coordenam atividades de intervenção, prevenção e controle das infecções hospitalares relacionadas aos pacientes, e promovem a prevenção, controle e mitigação de incidentes, com foco na qualidade e segurança nos serviços de saúde, informa a gestora do NSP/FCecon, enfermeira Marielle Martins.

“Nosso trabalho é promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos, propondo ações preventivas e corretivas, além de promover e acompanhar ações de melhoria de qualidade alinhadas com a segurança do paciente”, destaca.

Oficina

Nesta sexta, palestras abordam medidas preventivas para pneumonia associada à ventilação mecânica; medidas preventivas de infecção do trato urinário; medidas preventivas de infecção de corrente sanguínea; saúde mental e seu impacto nas Iras; medidas de isolamento e precauções; medidas preventivas de Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC); reconhecendo microrganismos multirresistentes na área hospitalar; e segurança do paciente.

“A oficina tem o objetivo de manter os funcionários atualizados de acordo com as notas técnicas liberadas anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fixar os conhecimentos adquiridos, aumentar a adesão aos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, reduzir a incidência de Iras e aumentar a adesão de higiene das mãos”, afirma Marielle Martins.

A IV Oficina de Qualidade Assistencial em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde faz parte das atividades anuais coordenadas pela CCIH e pelo NSP, incluindo a participação em projetos nacionais do Ministério da Saúde, campanhas educativas e a implementação de planos que visam o controle de infecções hospitalares e segurança do paciente na FCecon.

FOTOS: Ludmila Dias/FCecon

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Ipaam prorroga atendimento do Balcão do Cadastro Ambiental Rural até 30 de novembro

Serviço já realizou mais de 4 mil atendimentos e...

Trama golpista: após alegações finais, processo contra Bolsonaro e sete réus terá julgamento marcado; entenda

O processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Justiça condena a 49 anos de prisão dirigente de torcida organizada do Atlético que matou torcedor do Cruzeiro

O torcedor do Atlético Yuri Ramon Pereira de Oliveira...