Fé e cultura: Boi Caprichoso celebra Festival de Parintins em Missa na Catedral do Carmo

Publicado em

No Caprichoso, a fé, em todas as suas expressões, é um pilar forte que sustenta o povo azul e branco. Em celebração a esse sentimento espiritual de vida, o bumbá esteve na Catedral de Nossa Senhora do Carmo para a missa em memória festiva à padroeira do município e abençoar o Festival de Parintins.

Num grande cordão de devoção, artistas, itens individuais, presidência, diretores, colaboradores e torcedores azulados intercederam à Santa do Carmelo por proteção e bênçãos para uma festividade próspera, rentável à população de Parintins e vitoriosa ao povo Caprichoso. O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, também participou da celebração e do pedido a um grande Festival.

“Essa brincadeira um dia nos uniu pela construção da nossa catedral. Hoje, a gente está com essa igreja tão bonita, onde a gente fala de respeito, de amor, de carinho. Os dois bois têm um grande compromisso de fazer um grande espetáculo. Quero aproveitar para pedir proteção para os itens do boi contrário, para os itens dos nossos bois, aos nossos empurradores de alegoria, aos nossos artistas”, disse o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo.

A costureira do Boi Caprichoso, Vanda Façanha, foi à celebração com uma imagem de Nossa Senhora. Para ela, a missa é um momento importante para bençãos e proteção. “É um momento muito importante onde a gente vem aqui pedir proteção para esse festival para dar tudo certo, vai dar certo, em nome de Jesus. A gente está pedindo a nossa vitória agora, já entregando nas mãos de Deus, de Nossa Senhora, de que vai acontecer o melhor festival”, pede a colaboradora.

A soldadora Rosalyn Andrade, deixou o galpão para participar da missa. Após meses ajudando a construir grandiosas estruturas alegóricas, ela hoje orou para um grande Festival. “Além da arte, nós vivemos da fé e isso é fundamental para a gente. O que é o artista sem a fé? Esse momento é muito importante para todos nós, para que nós possamos ter certeza que nosso Deus e Nossa Senhora estão sempre conosco naquela arena. Todos nós queremos o título, mas nós não podemos entrar naquela arena sem a segurança, sem as bênçãos do Divino sobre as nossas vidas”

A missa foi celebrada pelo padre Ozeias Cativo e marca a memória festiva à Nossa Senhora do Carmo, realizada todo dia 16 de cada mês em preparação à Festa da Santa, que acontece de 06 a 16 de julho. A participação do Boi Caprichoso evidencia a importância da fé e da devoção do bumbá como essência tradicional do povo azul e branco.

Fotos: Arleison Cruz/Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

STJ recebe pedido dos EUA para intimar Moraes em ação da Rumble

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, nesta sexta-feira (15/8), uma...

Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra ex-tesoureiro do PT

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou,...

Duas pessoas morrem e 34 ficam feridas em acidente de ônibus em MT

Duas pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um grave acidente de trânsito...

Falta de acordo entre Trump e Putin prolonga indefinição sobre guerra na Ucrânia

O término do encontro, nessa sexta-feira (15/8), entre os presidentes...