Festival Folclórico do Amazonas ‘Categoria Ouro’ começa nesta sexta em Manaus

Publicado em

O Festival Folclórico do Amazonas “Categoria Ouro” começa nesta sexta-feira (14), às 20h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, Avenida Silves, Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A abertura conta com show da banda pernambucana, Fulô de Mandacaru.

Nesta ano, o evento chega à 65ª edição. A entrada é gratuita.

Para abrir a temporada junina da Categoria Ouro, a partir das 20h, se apresentam seis grupos folclóricos, que se consagraram campeões em 2022: Ciranda Rosas de Ouro; Quadrilha Alternativa Funk na Roça; Quadrilha Tradicional Caipira na Roça; Dança Nacional Café XV de Outubro; Dança Internacional Caxemira; Quadrilha Cômica As Poderosas na Roça.

A festa de abertura segue com a Banda Fulô de Mandacaru, que sobe ao palco às 22h15, cantando a autêntica música nordestina, passeando por várias vertentes do forró.

Banda Fulô de Mandacaru  — Foto: Divulgação

Banda Fulô de Mandacaru — Foto: Divulgação

A banda

Dona de um estilo próprio, a banda formada por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Tiago Muriê, acumula 22 anos de carreira, que teve início na maior festa junina do mundo, o São João de Caruaru, em Pernambuco.

Na bagagem, 12 CDs e 7 DVDs gravados e uma agenda de shows em todo território nacional. No mês de agosto, a Fulô de Mandacaru segue para a sua sétima turnê internacional, levando o forró aos quatro cantos do mundo, se apresentando em países como Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Suíça entre outros.

Outro momento de repercussão foi em 2016, quando a banda conquistou o título de campeã do programa Superstar, emplacando sucessos em todas as mídias.

Fulô já arrastou multidões no Bloco “Galo da Madrugada”, no trio eclético que participa há quatro anos. No Carnaval de Salvador, a banda se apresentou nos camarotes e no Pelourinho. Neste ano, os músicos vão comandar o trio elétrico no circuito Barra-Ondina, no Bloco dos Vaqueiros.

“É a primeira vez que estaremos em Manaus e tenho certeza que o povo vai amar. É uma honra abrir o 65º Festival Folclórico do Amazonas, algo tão enriquecedor para a cultura”, disse Tiago Muriê.

Palco das apresentações

No sábado (15) começam as apresentações do 65º Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro. Portanto, o público terá a oportunidade de participar de uma festa de 14 dias de apresentações.

De 15 a 29 de julho, o Centro Cultural Povos da Amazônia recebe 64 grupos folclóricos, nas modalidades: Dança Nordestina, Garrote Tradicional, Garrote Regional, Quadrilha de Duelo, Cacetinho, Dança Regional, Quadrilha Tradicional, Tribo, Dança Internacional, Ciranda, Dança Nacional, Quadrilha Alternativa e Quadrilha Cômica.

Nos dias 28 e 29 de julho, as apresentações são dos bois bumbás de Manaus, no Sambódromo, na modalidade Master B, o Clamor de um Povo, Tira Prosa e Brilhante. No dia 29, na modalidade Master A, vão se apresentar os bois Galante de Manaus, Corre Campo e Garanhão.

Confira a programação do fim de semana

Sábado (15)

18h30 – GRUPOS DO PROJETO “VIDA E SAÚDE DO IDOSO ATIVO”
19h30 – DANÇA NORDESTINA – DESCENDENTES DE LAMPIÃO
20h15 – GARROTE TRADICIONAL – BRILHO DO CAMPO
21h – QUADRILHA DE DUELO – EM BUSCA DA PAZ
21h45 – CACETINHO – WAIMIRI ATROARI
22h30 – DANÇA REGIONAL – LENDAS E POVOS DA AMAZÔNIA
23h15 – DANÇA NORDESTINA – VINGADORES DO SERTÃO

Domingo (16)

19h30 – DANÇA NORDESTINA – NORDESTE SANGRENTO
20h15 – GARROTE REGIONAL – RENASCER
21h – QUADRILHA DE DUELO – MOSKETEIROS NA ROÇA
21h45 – CACETINHO – BANIWA
22h30 – DANÇA REGIONAL – SERAFINA
23h15 – DANÇA NORDESTINA – CANGACEIROS DE LAMPIÃO

*g1 / Foto: Michael Dantas/SEC-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Policiais resgatam oito pessoas feitas reféns por piratas no Amazonas

Oito tripulantes, incluindo uma criança de oito meses, foram...

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...