Festival movimenta economia e alavanca os negócios em Parintins; ‘período para fazer renda extra’, diz morador

Publicado em

O Festival de Parintins vai além do espetáculo cultural e da movimentação turística, é também um período que movimenta a economia do município e alavanca os negócios locais. Empreendedores e artesãos de todo o Amazonas desembarcaram na Ilha da Magia para garantir uma renda extra durante o evento, que este ano acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Neste ano, o evento deve movimentar neste ano R$ 160 milhões na economia, segundo estimativas do Governo do Estado. A projeção também prevê a geração de 2,4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos.

Comidas, bebidas, vestimentas e artesanatos. Os itens são variados. A principal avenida da cidade se transformou em um grande centro comercial. Além das estruturas fixas, muitos realizam as vendas fazendo abordagens boca a boca.

É o caso do casal Paulo Pantoja e Raimunda Mariana, que há sete anos saem às ruas de Parintins para vender acessórios. E com a onda de calor na cidade a aposta desse ano é os leques e chapéus.

“A expectativa é grande e a cidade está movimentada. Estamos juntos há quase 15 anos e há 7 decidimos empreender dessa forma para aumentar a renda de casa”, disse Paulo.

As famílias parintinenses são majoritárias nas vendas, mas há também quem sai da capital até a Ilha da Magia para lucrar.

Dono de uma loja em Manaus, Joel Rodrigues trouxe parte da mercadoria para comercializar durante o festival. “Aqui a gente consegue impulsionar as vendas das vestimentas bovinas e alguns adereços, que a gente arrasta para vender durante o ano lá na capital”, disse

Muitos aproveitam as calçadas das próprias residências e fazem um “puxadinho” para atrair os clientes.

“Há três anos a nossa família monta esse empreendimento. A gente aproveita e vende de tudo artesanato, vestimenta, alimentação. Buscamos fazer o diferencial e vender tudo a preço popular, nada de exagero, de ganância, eu acho que desta forma dá para todo mundo ganhar”, disse Jorge Brito, que junto com a prima montaram uma banquinha na frente da casa da família.

E quem chega para o Festival de Parintins para se divertir sabe que não pode deixar de comprar a famosa promoção de “3 copão por R$ 10”. As placas ficam espalhadas por muitas bancas de ambulantes pelas ruas da cidade.

E neste ano a disputa entre Caprichoso e Garantido vai ganhar um símbolo: o Troféu Brahma – um prêmio dourado que será entregue ao boi-bumbá vencedor do Festival. O troféu simboliza a vitória e a tradição. Além disso, a festa ficará mais animada com a doação de um caminhão cheio de cerveja para a agremiação vencedora celebrar a vitória.

O Festival

A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) acontece há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, no interior, conhecida como “Ilha da Magia”, e localizada a 369 km de Manaus.

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins tem como local da disputa entre Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores e recebe, todos os anos, milhares de turistas do Brasil e do mundo. Durante o Festival, a população de Parintins, ilha com pouco mais de 115 mil habitantes, chega a receber a mesma quantidade de visitantes durante a realização a cada ano, segundo os órgãos do estado.

*G1/AM/Foto:  Daniel Landazuri, g1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Após multa, Elon Musk manda recado a Moraes: ‘A lei está violando a lei’

O bilionário Elon Musk, dono da rede social X,...

Leis de proteção à criança esbarram na cultura da violência no Brasil

O contorno com a família em mãos dadas, o...

Fantástico comete gafe ao citar Marciele Albuquerque como cunhã-poranga do Boi Garantido

O programa dominical “Fantástico”, da Rede Globo, cometeu uma...

Quase toda a população brasileira respira ar poluído, de acordo com estudo

Todas as regiões do Brasil estão respirando ar com...
%d blogueiros gostam disto: