Início Esportes Fofão assume sub-17 e vira 1ª mulher a treinar uma seleção brasileira...

Fofão assume sub-17 e vira 1ª mulher a treinar uma seleção brasileira de vôlei

0

Acostumada a fazer história como jogadora na seleção brasileira de vôlei, Fofão agora vai desbravar novos territórios como treinadora. Nesta sexta-feira, ela foi confirmada no comando do time sub-17 nacional. Na prática, a ex-levantadora se tornou a primeira mulher a treinar uma seleção brasileira na história do vôlei do Brasil.

A jogadora de 52 anos chega ao posto com a certificação de treinadora e com a experiência de já ter sido coordenadora das seleções de base do Brasil. “Tive identificação imediata com o desafio apresentado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). Estou no momento certo da minha carreira para aceitar esse cargo. Essa categoria é a porta de entrada para o universo das seleções brasileiras, e posso ajudar no desenvolvimento e na formação das novas gerações. É importante termos cada vez mais mulheres nas comissões técnicas”, comentou Fofão.

A ex-levantadora também fará história na seleção com o grande currículo que conquistou ao longo de sua carreira. Ela disputou cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, entre 1992 e 2008. Soma, no total, três medalhas olímpicas, incluindo o ouro em Pequim-2008. Assim, é a única jogadora de vôlei da história do Brasil a acumular três pódios olímpicos.

Na equipe sub-17, Fofão vai trabalhar diretamente com José Roberto Guimarães, técnico da seleção adulta que já comandou a própria ex-levantadora em sua época de jogadora. “Estamos totalmente integrados. Fico muito feliz com a escolha da Fofão para comandar a equipe feminina sub-17. É uma profissional preparada, além de ter sido uma das jogadoras mais técnicas e inteligentes com quem tive a oportunidade de trabalhar. Ela é uma referência e vai ajudar na formação de novos talentos. Que seu pioneirismo no cargo sirva de exemplo, que surjam cada vez mais treinadoras no voleibol”, exaltou Zé Roberto.

A contratação de Fofão para liderar o time sub-17 faz parte de uma nova política da CBV em dar mais espaço para as mulheres em posições de destaque em sua estrutura. No ano passado, elas passaram a fazer parte das comissões técnicas da seleções pela primeira vez. Karina de Souza se tornou auxiliar da seleção feminina sub-20, e Mirtes Benko, da sub-18 feminina.

“Fofão é uma referência no esporte e como primeira mulher à frente de uma seleção brasileira, será inspiração além das quadras, como a Karina e a Mirtes, que já trabalham em outras seleções de base. Temos muitas profissionais talentosas e esse é um caminho sem volta”, afirmou Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

*Estadão conteúdo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 17 de fevereiro de 2023 by Mara Noronha