Início Internacional FRANÇA/PREVIDÊNCIA/REFORMA/CONSELHO CONSTITUCIONAL/APROVAÇÃO

FRANÇA/PREVIDÊNCIA/REFORMA/CONSELHO CONSTITUCIONAL/APROVAÇÃO

0

O Conselho Constitucional da França aprovou, nesta sexta-feira, um plano impopular para aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, em uma vitória do presidente Emmanuel Macron após três meses de protestos em massa contra a legislação que prejudicou sua liderança.

A medida deve enfurecer os sindicatos e outros críticos do plano de pensão, incluindo manifestantes reunidos em vários pontos da França. Os oponentes políticos de Macron prometeram manter a pressão sobre o governo para retirar o projeto de lei.

O conselho rejeitou algumas outras medidas do projeto de reforma previdenciária, mas a maior idade era fundamental para o plano de Macron e alvo da raiva dos manifestantes.

Macron pode aprovar o projeto de lei em 15 dias.

Em uma decisão separada, mas relacionada, o conselho rejeitou um pedido de legisladores de esquerda para permitir um possível referendo sobre a consagração de 62 anos como a idade máxima oficial de aposentadoria. O conselho decidirá sobre um pedido semelhante no próximo mês.

Enquanto as tensões aumentavam horas antes da decisão, Macron convidou os sindicatos a se reunirem com ele na terça-feira “qualquer que seja a decisão do Conselho Constitucional”, disse seu gabinete. O presidente não atendeu a um pedido no mês passado dos sindicatos para uma reunião. Os sindicatos organizaram 12 protestos em todo o país desde janeiro e têm um papel fundamental na tentativa de conter as reações excessivas dos manifestantes.

“As portas do Eliseu palácio presidencial permanecerão abertas, sem condições, para esse diálogo”, afirmou o gabinete de Macron. Não houve resposta imediata dos sindicatos ao convite. Fonte: Associated Press.

*Estadão conteúdo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 14 de abril de 2023 by Mara Noronha