Frente fria avança e provoca temporais na maior parte do país nesta 5ª

Publicado em

Após dias de altas temperaturas e muito calor, a previsão do tempo para esta quinta-feira (19/2) indica mudanças importantes nas condições atmosféricas em todo o país, com a aproximação de uma nova frente fria pela Região Sul e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no Nordeste mantendo o padrão de instabilidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes, risco de temporais, rajadas de vento de até 50 km/h em grande parte do território nacional.

Todas as regiões do país estão sob alertas do órgão. Os avisos meteorológicos são de chuvas intensas em quase todo o país, acumulado de chuvas no Nordeste e ainda perigo de tempestade no Sul.

Confira a previsão

A aproximação da frente fria se dá pela Região Sul e favorece pancadas moderadas a fortes entre a manhã e a tarde, especialmente no oeste, noroeste, sudoeste, norte e sul do Paraná, além das Missões, Campanha Gaúcha e região central gaúcha. Há risco de temporais no oeste, sudoeste, interior e sul do Rio Grande do Sul, com perigo para acumulados elevados no oeste e sudoeste.

No oeste catarinense, a chuva deve ser moderada, enquanto no noroeste paranaense pode ocorrer com maior intensidade. Nas demais áreas, o tempo segue mais firme, com sol entre nuvens. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h na metade oeste gaúcha, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As temperaturas continuam elevadas na maior parte da região, com leve queda no sul e na Campanha Gaúcha.

Em Porto Alegre, o tempo permanece firme, com predomínio de sol e máxima de até 31°C. Já em Curitiba, há chance de chuva rápida na madrugada, com sol entre nuvens e máxima de até 29°C ao longo do dia.

No Sudeste a chuva ocorre desde cedo no litoral, sul, leste e norte paulista, além de pontos isolados no noroeste mineiro. A frente fria avança em alto-mar na altura da costa fluminense, enquanto o calor e a circulação de ventos em baixos níveis intensificam as pancadas ao longo do dia. Há risco de temporais no extremo leste paulista, em áreas do centro, sul e oeste de Minas, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata e na metade sul do estado do Rio.

Na Grande São Paulo, a previsão é de chuva moderada. As instabilidades persistem até a noite em grande parte de Minas, norte paulista, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O calor predomina, mas o tempo fica mais ameno no litoral e no sul de Minas. Rajadas de 40 a 50 km/h atingem o litoral e o norte capixaba e o nordeste mineiro.

Na Região Norte — Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Roraima e Tocantins — a umidade mantém as instabilidades desde as primeiras horas do dia, com chuva moderada a forte no Pará, Amapá, norte e oeste do Amazonas e sul de Roraima.

Tempo abafado

Ao longo do dia, as pancadas ganham força, com risco de temporais no Amazonas, leste do Amapá, norte de Rondônia e nordeste do Pará. O tempo segue abafado, com elevação das temperaturas. Em Roraima, o tempo fica mais firme em parte do estado, mas há previsão de rajadas de até 50 km/h no norte.

No Centro-Oeste, as pancadas de chuva ocorrem desde as primeiras horas no norte e sudeste de Mato Grosso, além do norte e noroeste de Goiás, com intensidade moderada a forte. Pela manhã, as instabilidades ficam mais concentradas no sudeste, norte e interior de Mato Grosso e no noroeste goiano.

Durante o dia, calor e umidade favorecem novas pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais na maior parte do estado goiano. Em Mato Grosso do Sul, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai aumenta as pancadas em grande parte do estado, enquanto o oeste e extremo sul seguem com tempo mais firme. As temperaturas sobem e o calor predomina em quase toda a região.

No Nordeste, há previsão de pancadas desde cedo no norte e oeste da Bahia e no sul e interior do Piauí. A ZCIT influencia o litoral norte da região, com chuva fraca pela manhã no Ceará.

Entre o fim da manhã e início da tarde, as pancadas aumentam no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e grande parte da Bahia, com intensidade moderada a forte.

Há risco de temporais na metade norte do Maranhão e do Piauí, no noroeste do Ceará e no interior e áreas mais ao sul da Bahia. Na faixa litorânea de Pernambuco e litoral norte da Bahia, a chuva ocorre de forma moderada, enquanto no litoral sul baiano o tempo segue mais firme.

As temperaturas sobem e a sensação é de abafamento. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem a metade leste do Rio Grande do Norte e da Bahia.

Fonte: Metrópoles/Foto: William Cardoso/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Terremotos de até 2.5 de magnitude atingem cidade de Minas Gerais

Dois tremores de terra foram registrados próximos ao município de Felixlândia...

Bolsonaro está ‘sonolento e abatido’ na Papuda, diz Carlos

O ex-vereador Carlos Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (18) que o pai,...

STF decide que FGTS deve ser corrigido pelo IPCA, mas sem retroativo

O STF (Supremo Tribunal Federal) reafirmou o entendimento de...

DPE abre vagas para reconhecimento de paternidade e exame de DNA grátis no AM

Começa nesta quarta-feira (18) o agendamento em Manaus para...