Após dias de altas temperaturas e muito calor, a previsão do tempo para esta quinta-feira (19/2) indica mudanças importantes nas condições atmosféricas em todo o país, com a aproximação de uma nova frente fria pela Região Sul e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no Nordeste mantendo o padrão de instabilidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes, risco de temporais, rajadas de vento de até 50 km/h em grande parte do território nacional.
Todas as regiões do país estão sob alertas do órgão. Os avisos meteorológicos são de chuvas intensas em quase todo o país, acumulado de chuvas no Nordeste e ainda perigo de tempestade no Sul.
Confira a previsão
A aproximação da frente fria se dá pela Região Sul e favorece pancadas moderadas a fortes entre a manhã e a tarde, especialmente no oeste, noroeste, sudoeste, norte e sul do Paraná, além das Missões, Campanha Gaúcha e região central gaúcha. Há risco de temporais no oeste, sudoeste, interior e sul do Rio Grande do Sul, com perigo para acumulados elevados no oeste e sudoeste.
No oeste catarinense, a chuva deve ser moderada, enquanto no noroeste paranaense pode ocorrer com maior intensidade. Nas demais áreas, o tempo segue mais firme, com sol entre nuvens. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h na metade oeste gaúcha, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As temperaturas continuam elevadas na maior parte da região, com leve queda no sul e na Campanha Gaúcha.
Em Porto Alegre, o tempo permanece firme, com predomínio de sol e máxima de até 31°C. Já em Curitiba, há chance de chuva rápida na madrugada, com sol entre nuvens e máxima de até 29°C ao longo do dia.
No Sudeste a chuva ocorre desde cedo no litoral, sul, leste e norte paulista, além de pontos isolados no noroeste mineiro. A frente fria avança em alto-mar na altura da costa fluminense, enquanto o calor e a circulação de ventos em baixos níveis intensificam as pancadas ao longo do dia. Há risco de temporais no extremo leste paulista, em áreas do centro, sul e oeste de Minas, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata e na metade sul do estado do Rio.
Na Grande São Paulo, a previsão é de chuva moderada. As instabilidades persistem até a noite em grande parte de Minas, norte paulista, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O calor predomina, mas o tempo fica mais ameno no litoral e no sul de Minas. Rajadas de 40 a 50 km/h atingem o litoral e o norte capixaba e o nordeste mineiro.
Na Região Norte — Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Roraima e Tocantins — a umidade mantém as instabilidades desde as primeiras horas do dia, com chuva moderada a forte no Pará, Amapá, norte e oeste do Amazonas e sul de Roraima.
Tempo abafado
Ao longo do dia, as pancadas ganham força, com risco de temporais no Amazonas, leste do Amapá, norte de Rondônia e nordeste do Pará. O tempo segue abafado, com elevação das temperaturas. Em Roraima, o tempo fica mais firme em parte do estado, mas há previsão de rajadas de até 50 km/h no norte.
No Centro-Oeste, as pancadas de chuva ocorrem desde as primeiras horas no norte e sudeste de Mato Grosso, além do norte e noroeste de Goiás, com intensidade moderada a forte. Pela manhã, as instabilidades ficam mais concentradas no sudeste, norte e interior de Mato Grosso e no noroeste goiano.
Durante o dia, calor e umidade favorecem novas pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais na maior parte do estado goiano. Em Mato Grosso do Sul, a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai aumenta as pancadas em grande parte do estado, enquanto o oeste e extremo sul seguem com tempo mais firme. As temperaturas sobem e o calor predomina em quase toda a região.
No Nordeste, há previsão de pancadas desde cedo no norte e oeste da Bahia e no sul e interior do Piauí. A ZCIT influencia o litoral norte da região, com chuva fraca pela manhã no Ceará.
Entre o fim da manhã e início da tarde, as pancadas aumentam no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e grande parte da Bahia, com intensidade moderada a forte.
Há risco de temporais na metade norte do Maranhão e do Piauí, no noroeste do Ceará e no interior e áreas mais ao sul da Bahia. Na faixa litorânea de Pernambuco e litoral norte da Bahia, a chuva ocorre de forma moderada, enquanto no litoral sul baiano o tempo segue mais firme.
As temperaturas sobem e a sensação é de abafamento. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem a metade leste do Rio Grande do Norte e da Bahia.
Fonte: Metrópoles/Foto: William Cardoso/Metrópoles


