Início Popular Fumaça deixa ar péssimo em Manaus e gera dificuldade para respirar

Fumaça deixa ar péssimo em Manaus e gera dificuldade para respirar

0

A qualidade do ar em Manaus é péssima na manhã desta quarta-feira (11), devido à fumaça que encobre a capital do Amazonas. A classificação do aplicativo Selva, que monitora a condição do ar, é lilás.

A situação é registrada na região do bairro Santa Etelvina, na zona norte; Compensa, zona oeste; São José Operário, zona leste; Parque 10, zona centro-sul; Porto da Ceasa, zona sul; no Centro e Distrito Industrial.

A qualidade péssima também é registra em Tefé. Na área da reserva Mamirauá, em Novo Airão, a situação é muito ruim [vermelho].

Nas redes sociais, manauaras relatam dificuldade para respirar. “Está muito difícil respirar em Manaus”, diz uma moradora no Twitter. “Tá cada vez mais difícil respirar nessa Manaus”, diz outra. “Manaus está literalmente coberta de fumaça. Tá difícil de respirar”, relata outro morador. “Como está difícil respirar em Manaus! Condição terrível de insalubridade de tanta fumaça! Seca, queimada, desmatamento, morte de animais, doenças respiratórias… Que sofrimento”, diz outro morador.

O educador social e fotógrafo Valter Calheiros, que tem feito registos de fumaça na zona leste de Manaus, onde mora, afirmou na manhã desta quarta-feira que esse “é, sem dúvida, o pioro dia de fumaça na zona leste”.

Calheiros registrou em imagem a fumaça encobrindo os bairros Zumbi dos Palmares, Armando Mendes e o Distrito Industrial. Em outro registro, o Sol aparece amarelado e embaçado pela fumaça densa.

É a primeira vez neste mês de outubro que a fumaça encobre Manaus. Antes, a situação ocorreu nos dias 20 e 28 de setembro. Segundo a Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a fumaça é decorrente de queimadas em municípios da Região Metropolitana que envolve 13 municípios.

O Clima Tempo registra temperatura de 29º na manhã desta quarta com céu encoberto por fumaça. A sensação térmica é de 33º e umidade de 75%. A estimativa de máxima é de 37º à tarde.

Foto: Valter Calheiros/Divulgação

*Amazonas Atual

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile