Funcionários da Gucci ameaçam entrar de greve por falta de pagamento

Publicado em

Aproximadamente mil funcionários sindicalizados da Gucci ameaçaram entrar de greve por conta da falta de pagamento de um bônus prometido para o período de 2022 a 2024. Mais de um ano depois, o valor ainda não foi pago pela Kering, conglomerado francês de luxo que também comanda marcas Saint Laurent, Bottega Veneta e Balenciaga.

A disputa trabalhista envolve principalmente os setores de varejo e logística da Gucci na Itália, representados por diferentes sindicatos. Os grupos afirmam que a Kering não cumpriu com os acordos previamente estabelecidos e reivindicam o pagamento do bônus de bem-estar social, uma espécie de incentivo que complementa os benefícios dos trabalhadores.

Nos últimos meses, outras gigantes da indústria de luxo, como Armani, Loro Piana, Dior e Valentino, também foram alvo de denúncias trabalhistas ou polêmicas envolvendo práticas questionáveis. A greve ainda não foi oficialmente confirmada, mas caso o impasse se prolongue, a pressão pode impactar diretamente o desempenho da Gucci no segundo semestre.

Crise na Gucci

A Kering divulgou, no fim de julho, os resultados do primeiro semestre de 2025, quando registrou queda de 15% (em base comparável) nas vendas durante o período, em comparação a 2024. A Gucci, especificamente, teve uma queda de 25% no segundo trimestre, para 1,46 bilhão de euros, um recuo semelhante aos três meses anteriores.

A crise acontece em um momento delicado para a Gucci, que já enfrenta desafios criativos e comerciais, além de estar no centro de um ambiente instável para marcas de luxo europeias.

 

 

*Metrópoles/Foto: John Keeble/Getty Images

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Decisão de Gilmar sobre impeachment pode travar agenda do governo no Congresso

A decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, que mudou as...

Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão

A Comissão Europeia multou na sexta-feira (05/12) a rede social...

Caso Benício: ‘Estávamos muito ansiosos para esse momento’, diz mãe ao relembrar que filho celebraria formatura do ABC

Os pais de Benício Xavier, de 6 anos, em Manaus, publicaram nas...

Messi supera Müller e leva Inter Miami a título inédito da MLS

O Inter Miami conquistou neste sábado (6) o primeiro título da MLS de...