Funk brasileiro incluído em álbum de Beyoncé foi criado em garagem, após treta entre DJ e cantor

Publicado em

Um funk criado para provar que era possível fazer sucesso sem a voz de ninguém foi parar na voz de Beyoncé.

Essa é a história de “Aquecimento das Danadas”, música brasileira sampleada pela cantora americana em seu novo disco, “Act II: Cowboy Carter”, lançado nesta nesta sexta-feira (29). Quem reivindica a autoria da faixa é Mandrake, DJ carioca de 47 anos que fez parte da famosa produtora Furacão 2000.

Em entrevista ao g1, ele conta que criou “Aquecimento das Danadas” há 14 anos, depois de ser desafiado por um MC com quem trabalhava na época. “Um dia, ele me disse que eu nunca faria sucesso sem a voz dele. Eu olhei para ele e falei: é sério que você está me falando isso?”.

“Voltei para minha casa, entrei na garagem, onde eu tinha um estúdio, e comecei a pensar em algo que eu poderia fazer sem a voz dele, sem voz nenhuma.”

Nesse dia, Mandrake criou vários “aquecimentos” — músicas geralmente tocadas para esquentar um baile funk, no início da festa. Para chegar ao “Aquecimento das Danadas”, ele usou uma sonoridade clássica do funk carioca na primeira década dos anos 2000, dando a ela cadência e adicionando os chamados cacos, elementos que mudam e enriquecem uma batida.

“Não era uma música pra tocar no auge do baile, mas o pessoal foi inventando passinhos, ela foi ficando grande e criando corpo”, diz Mandrake.

Coautor da música, o DJ Xaropinho foi responsável por acelerar o som e popularizar a música em festas da Rocinha e do Morro da Mineira, no Rio.

Sem pedido de autorização

Recurso comum na música, o sample (ou amostra) é um trecho sonoro selecionado de uma faixa e “colado” em uma nova gravação. Ele pode aparecer de forma direta ou remixada, como no álbum de Beyoncé.

A batida de “Aquecimento das Danadas” é incluída em “Spaghetti”, faixa dançante em que a artista mescla a referência de funk brasileiro com o flow do rap.

Segundo Mandrake, não houve pedido de autorização para que o trecho de sua música aparecesse em “Cowboy Carter”. Nesta quinta (28), ele acordou com a notícia de que o “Aquecimento das Danadas” havia sido sampleado por Beyoncé, porque o disco vazou na internet antes do lançamento oficial.

“Quando eu liguei o telefone, foi uma loucura. A Beyoncé é uma fada: ela mudou meu telefone. Foi uma mágica.”

Não se sabe se o nome dos DJs brasileiros vão aparecer nos créditos de “Spaghetti” — a ficha técnica da faixa não havia sido divulgada até a publicação dessa reportagem.

Mandrake diz que está tentando marcar reuniões com a Sony, que administra a Columbia Records, gravadora da artista americana. Procurada pelo g1, a empresa ainda não se manifestou.

Fonte: G1/Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Sobe para 8 o número de mortos após desabamento de ponte no Rio Tocantins; 9 seguem desaparecidos

Na manhã desta quinta-feira (26), mergulhadores localizaram mais dois...

Funcionário que matou patrão em festa de confraternização da empresa é preso em MG

Eliandro Bastos foi preso após esfaquear e matar o...

Concursos públicos: quase 58 mil vagas estão previstas para 2025; veja dicas para conquistar a sua

O projeto de lei do Orçamento de 2025 encaminhado pelo governo...

Defesa de Daniel Silveira volta a contestar Moraes por prisão 4 dias após liberdade

Os advogados do ex-deputado Daniel Silveira pediram ao ministro do STF...