GDF solicita antecipação da vacina contra a dengue após aumento de 400% nos casos da doença

Publicado em

O governo do Distrito Federal solicitou ao Ministério da Saúde a antecipação do cronograma de vacinação contra a dengue após a capital registrar um aumento de 400% no número de casos da doença neste ano. O ofício foi enviado pela vice-governadora Celina Leão (PP) e ainda não teve retorno da pasta, segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. Ao todo, o DF registrou mais de 5 mil casos prováveis de dengue nas primeiras semanas deste ano. O governo vai disponibilizar tendas fixas em pontos estratégicos para orientação dos moradores. 

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Na última segunda-feira (15), a pasta informou que crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos são a faixa etária prioritária para a vacinação contra a doença. A expectativa do governo federal é imunizar 3 milhões de brasileiros em 2024.

No DF, foram registrados 5 mil casos prováveis no início de janeiro deste ano. Ceilândia é considerada a região com mais casos de dengue na primeira semana de 2024, com 889 registros de 31 de dezembro a 6 janeiro, um aumento de 977,5% em relação ao mesmo período de 2023.

O secretário da Casa-Civil reforçou a importância da cooperação da população. “Há moradores que impedem a entrada dos bombeiros nas casas para verificar os focos de dengue. Precisamos de ajuda. O governo sozinho não consegue acessar todos os lugares”, disse Rocha.

A secretaria de Saúde, Lucilene Florêncio, afirmou que o DF está pronto para lidar com a situação emergência e que carros de fumacê serão espalhados por todas as regiões administrativas, “mas isso vai sendo adequado de acordo com os casos de cada região, caso seja necessário reforço”.

Ações previstas

O GDF também investiga 14 mortes que podem ter sido causadas pela doença. Devido ao agravamento dos casos, o secretário da Casa Civil informou que o governo vai reformular o Centro de Operações de Emergências da Dengue. Entre as novas medidas a serem adotadas pela força-tarefa do DF, estão a instalação de nove tendas em pontos estratégicos da capital para testagem da população, orientação e hidratação das pessoas doentes.

Esses espaços serão instalados ao lado das administrações regionais de Sobradinho, Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol, Samambaia, Estrutural, Brazlândia, Recanto das Emas e Santa Maria. As tendas estarão nos locais por 45 dias. 

Tendas itinerantes da Defesa Civil vão circular pelas regiões para reforçar o atendimento em outros pontos. Outra medida anunciada foi a disponibilização do telefone 199 para orientação da população. Neste sábado (20), em Samambaia, o governo realiza um novo “Dia D de combate a dengue”. A última ação foi feita no sábado passado (13), em Ceilândia. 

Segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, o objetivo é ter todos os dias um Dia D de combate a dengue. “Vamos ter um carro fumacê fixo em cada região administrativa. O governo investiu R$ 5 milhões em campanhas de comunicação, que começam neste sábado, de combate a dengue. Estaremos com carros de som nas regiões administrativas orientando a população, indicando os locais de atendimento e alertando sobre os sintomas”, declarou. 

A Secretaria de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou também a importância da população buscar o atendimento ainda nos primeiros sintomas da dengue. “Se a pessoa está com sintomas de febre, dor, fadiga, ele deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima ou agora alguma das nove tendas que estão atuando nas regiões administrativas. Caso apresente manchas pelo corpo, neste caso a orientação é buscar direto os hospitais, devido ao risco de um agravamento da doença”, disse. 

*R7/Foto: TONY OLIVEIRA/ AGÊNCIA BRASÍLIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...

Dobra na orelha: o que fazer se você tem o sinal de Frank e quais os riscos de problema no coração

A presença de uma dobra diagonal no lóbulo da...

Master: PF mira fraude na Rioprevidência e apreende dinheiro jogado de apartamento

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da...

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...