Geadas, chuvas e baixa umidade: saiba como será o clima nesta quinta

Publicado em

Uma nova frente fria, que avança pelo oceano, vai contribuir para a formação de nuvens carregadas e instabilidades no Sudeste e Sul do país nesta quinta-feira (14/8).

Segundo o Climatempo, a presença dessa massa de ar polar ainda mantém as temperaturas mais baixas, especialmente no Rio Grande do Sul. Nas áreas mais elevadas da campanha gaúcha, serra catarinense e sul do Paraná, onde há condições para geadas nas primeiras horas da manhã.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chama a atenção para os diferentes cenários climáticos do país, já que há indicativos de chuvas concentradas no Norte e, ainda, calor e tempo seco em grade parte da região central do território brasileiro.

No Sudeste, a frente fria vai favorecer a entrada de umidade sobre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, provocando rajadas de vento moderadas e chuvas que podem variar de fracas a moderadas, com risco de episódios de chuva forte localizada. Enquanto isso, no interior da região, o tempo segue firme, no entanto o ar mais frio da massa polar reduz a sensação de calor.

No extremo norte paulista, a umidade relativa do ar pode cair para níveis críticos, abaixo de 12%, e em outras regiões do estado, os índices permanecem abaixo de 20%. Em Minas Gerais, o calor predomina, enquanto o Espírito Santo pode registrar pancadas isoladas de chuva associadas à infiltração marítima.

O Centro-Oeste, por sua vez, terá sol entre nuvens, com calor intenso e ar seco. As mínimas mais baixas ocorrem em Mato Grosso do Sul nas primeiras horas da manhã. À tarde, a umidade relativa do ar despenca, entrando em níveis críticos, especialmente entre Mato Grosso e Goiás, com registros que podem ficar abaixo de 12%.

De acordo com o Inmet, estão sob alerta de baixa umidades os seguintes estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

No Nordeste, a umidade marítima mantém chuvas no recôncavo baiano e entre o litoral de Pernambuco e Natal, com intensidade variando de fraca a moderada e risco de episódios de chuva forte.

Calor e baixa umidade

No restante da região, o tempo firme predomina, mas o calor e a baixa umidade chamam atenção, principalmente no sertão, onde os índices podem ficar abaixo de 20%. Ventos entre 40 e 50 km/h, podendo superar 51 km/h em algumas áreas litorâneas do Piauí, Maranhão e Ceará, também são esperados.

No Norte, instabilidades continuam sobre Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, provocando pancadas de chuva moderadas a fortes e risco de temporais localizados. O sol aparece entre nebulosidade variável, enquanto Tocantins registra chuvas isoladas ao norte e Acre e Rondônia seguem com tempo firme e calor.

Os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins também estão sob alerta de chuvas intensas.

Fonte: Metrópoles/Foto:Fernando Frazão/ Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...

GP de Abu Dhabi: Norris lidera 1º treino livre; Bortoleto é sétimo

Com um grid renovado, Lando Norris liderou o 1º...