Golpe do Falso Advogado: especialista orienta vítimas sobre como agir e garantir seus direitos

Publicado em

Mais de 17,5 mil pessoas foram enganadas e o Advogado Mário Vianna dá dicas como se prevenir

O Golpe do Falso Advogado acendeu um alerta após registrar mais de 3.500 denúncias apenas entre junho de 2024 e agosto de 2025, somando um total de mais de 17.500 vítimas em todo o país, sendo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O crime, que utiliza indevidamente o nome de advogados e do próprio sistema judiciário, tem preocupado a entidade e levado especialistas a reforçarem medidas de prevenção e orientação à população.

Com o surgimento desse novo tipo de golpe, a orientação de um profissional habilitado é fundamental para garantir que a vítima não apenas registre a ocorrência, mas também busque a reparação de seus direitos de forma adequada. Um advogado pode auxiliar na coleta e organização das provas, orientar sobre as medidas jurídicas cabíveis, acompanhar o processo contra instituições financeiras envolvidas e esclarecer quais indenizações podem ser pleiteadas.

Para o advogado Vianna – presidente da Comissão de Gestão Jurídicas da OAB e CEO da Vianna Advocacia, no caso do Golpe do Falso Advogado, a informação é a principal defesa do cidadão.
“A primeira orientação é nunca realizar transferências de valores sem confirmar pessoalmente com o advogado de confiança. O cidadão deve sempre verificar o número de registro na OAB, buscar os canais oficiais e desconfiar de qualquer mensagem com tom de urgência e pressão psicológica”, alerta Mário Vianna.

Primeiros passos
De acordo com o advogado Mário Vianna, após a vítima perceber o perceber indícios do golpe ou confirmar que foi vítima, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência, reunindo todas as evidências possíveis, como prints de conversas, comprovantes de transferências e áudios recebidos. As vítimas não estão sem amparo, já que a Justiça tem reconhecido a responsabilidade de instituições financeiras em casos de falhas na segurança, determinando não apenas o reembolso dos valores perdidos, mas também o pagamento de indenizações por danos morais.

O papel do advogado
O profissional pode auxiliar desde o registro do boletim de ocorrência até a condução de ações judiciais para responsabilizar bancos e demais instituições envolvidas. Entre as principais recomendações estão: não realizar transferências sem confirmação direta com o advogado de confiança, verificar o registro do profissional na OAB, reunir todas as provas do contato fraudulento e buscar assistência jurídica quanto antes

“A partir de um escritório especializado e seguindo as orientações de recuperação dos valores perdidos, fortalece ainda mais a responsabilização dos criminosos”, afirma Mário Vianna.

Sobre o advogado Mário Vianna
Mário Vianna é advogado, especialista em Direito Previdenciário, Trabalhista e em Gestão Jurídica. É sócio fundador do Vianna Advocacia, escritório que surge como uma nova opção do Norte para o Norte, com atuação voltada tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Além da advocacia, Mário também se destaca pela atuação institucional. Em 2025, assumiu a presidência da Comissão de Gestão Jurídica da OAB/AM. No mesmo ano, foi eleito conselheiro fiscal da AJE Amazonas para o biênio 2025-2026, acumulando também o cargo de diretor jurídico da entidade. Nacionalmente, passou a representar o Amazonas como conselheiro da CONAJE – Confederação Nacional de Jovens Empresários.

Com uma atuação marcada pela técnica, ética e proximidade com o cliente, Mário Vianna lidera um escritório que entrega soluções reais para quem precisa transformar desafios em conquistas.

Para mais informações, acesse os perfis no instagram @marioviannajr e @viannaadvocacia_

———————————–
Assessoria de Imprensa
Jhonatans Andrade
Contato: (92)98418-6296
@jhonatansandraded

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Estado de São Paulo bate recorde histórico de feminicídios em 2025

O estado de São Paulo bateu recorde no registro de feminicídios...

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...