O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), promoveram, neste sábado (17/06), o I Encontro de Avicultores do Careiro (distante 88 quilômetros da capital).
O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que este 1º encontro é a forma de mostrar que o Amazonas pode produzir alimentos de forma sustentável, para que haja a interiorização do desenvolvimento, e geração de emprego e renda no interior.
“Parabenizo os avicultores aqui presentes, que saíram de suas casas, e vieram até aqui para ouvir os técnicos, para buscar produzir de forma legal. Para que eles possam conquistar o Selo de Inspeção Estadual (SIE), abrindo oportunidades a novos mercados em qualquer região do Amazonas”, ressalta Petrucio.
Estiveram presentes mais de 30 avicultores que já atuam na atividade e que buscam iniciar a produção de ovos no município. O evento também contou com o apoio da Prefeitura de Careiro Castanho; Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Amazonas (SFA/Mapa/AM)
O encontro abordou temas como registros de granjas, normas e regulamentos para entrepostos, doenças avícolas como a gripe aviária e facilitação de crédito rural por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
O evento também contou com debates entre os avicultores para compartilhar suas experiências, esclarecer dúvidas, discutir os desafios enfrentados no setor e apresentar soluções inovadoras, visando o fortalecimento da avicultura no município.
“Levamos conhecimento aos avicultores, em como ter um registro de granja e entrepostos, e também sobre a prevenção de doenças que vem trazendo prejuízo aos avicultores, tendo os cuidados necessários para que possam colocar um produto de qualidade na mesa do consumidor final”, fala o gerente do Idam de Careiro Castanho, Paulo Henrique Ribeiro.
Na ocasião, também foi entregue um registro para a Granja Melo, totalizando duas granjas avícolas em Careiro. O registro tem como objetivo manter a vigilância e assegurar a adoção de medidas higiênico-sanitárias que garantam a sanidade animal e o fortalecimento da avicultura no Estado.
A outra granja registrada no município, é a granja São Francisco do proprietário e avicultor, Adelson Júnior Oliveira. Ele ressalta que “As duas granjas estão situadas na rodovia BR-319, no ramal 11, que foi pavimentado pelo Governo do Amazonas, para auxiliar no escoamento da produção que vem crescendo a cada dia. O registro é fundamental para ter acesso a compras voltadas à atividade da avicultura”, finaliza Adelson.
Fotos: Divulgação
*Com informações da Assessoria