Governo do Estado oferece qualificação gratuita de guia de pesca esportiva

Publicado em

Pilotos de embarcações, também conhecidos como piloteiros, serão qualificados para o turismo de pesca no Amazonas. O inédito projeto do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), vai capacitar os profissionais no curso de Guia de Pesca Esportiva. Em média, o Amazonas recebe mais de 30 mil turistas para a prática da pesca esportiva, todos os anos.

O termo de cooperação técnica entre as duas instituições foi assinado nesta quarta-feira (05/04), no Centro de Convenções Vasco Vasques, durante o lançamento do Plano Safra 2023/2024, pelo Governo do Amazonas.

O governador Wilson Lima falou sobre a importância da qualificação para o turismo de pesca no Amazonas. “Nós estamos investindo na capacitação desses profissionais porque o turismo é uma vocação natural do Amazonas e tem atenção diferenciada no nosso governo”.

De acordo com o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, a atividade turística injeta na economia do estado um valor estimado de R$ 500 milhões anualmente de forma direta e indireta.

“É uma determinação do governador Wilson Lima investir em pessoas, e transformar vidas. E a gente vai qualificar por meio da Sepror, que lá eles têm o conhecimento técnico da questão, condutores de pesca, é um mercado muito importante para o estado do Amazonas. Então, esse é mais um programa nosso, continuidade do programa com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) que é o maior programa de qualificação para o turismo do estado do Amazonas”, detalhou o presidente.

Com a expertise da área da pesca e aquicultura, a Sepror irá fornecer a qualificação. De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, a intenção é profissionalizar os piloteiros que já atuam na função.

“Esse acordo de cooperação entre a Sepror e a Amazonastur será estratégica para o estado, pois levará capacitação para os piloteiros comunitários que já trabalham com a pesca esportiva nas comunidades rurais, e que agora irão receber o treinamento necessário para prestarem de forma profissional serviços qualificados para os turistas da pesca esportiva que visitarem o Amazonas”, disse o secretário da Sepror.

Na capacitação, os condutores terão aulas teóricas sobre a história e importância da atividade, legislação da pesca esportiva, biologia do tucunaré, montagem de equipamentos, tipos de isca, técnicas de arremesso, manuseio do peixe capturado, além de orientações sobre a devolução do peixe à água.

Nas aulas práticas, os guias de pesca esportiva em formação, irão receber orientações sobre o monitoramento do diário de bordo, a arte do atado e o correto posicionamento da embarcação.

Como se qualificar?

Cada turma de até 30 alunos, receberá o certificado de conclusão referente a 20 horas de capacitação no curso de Guia de Pesca Esportiva. Os municípios serão responsáveis por formar as turmas e solicitar a qualificação da Amazonastur, via ofício, para o e-mail presidencia@amazonastur.am.gov.br. Outras dúvidas podem ser tratadas por meio do telefone (92) 2101 – 8158/8179.

Segundo o presidente, os municípios que realizam a atividade da pesca esportiva ou tem potencial para este segmento são prioritários, mas todos os municípios podem solicitar a oferta dos cursos.

“A pesca esportiva é um grande carro-chefe aqui do turismo do estado do Amazonas. A gente recebe anualmente 32 mil pessoas só para a prática. Temos um público americano muito forte, público paulista muito forte, de demais regiões. Então, a gente tem que ter um carinho especial, porque realmente é um vetor de emprego e renda e oportunidade e a gente tem investido no turismo. É a ideia do governador, ele fala isso claramente. Fazer o turismo a matriz econômica é a prioridade”, informou o presidente.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Marido de mulher que morreu em piscina de academia recebe alta após 8 dias internado

Vinicius de Oliveira, marido de Juliana Faustino Bassetto, professora...

Tragédia em Itumbiara: cartas falsas de mãe circulam nas redes sociais

Em meio à repercussão do caso que chocou Itumbiara,...

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história na manhã deste sábado (14) conquistando...

Novo aciona TCU e acusa Janja de uso da máquina pública em carro alegórico

O partido Novo protocolou representação no Tribunal de Contas da...