O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembolsou R$ 57 mil para capacitar garçons, copeiros e cozinheiros que atuam nas residências oficiais da Presidência da República. O curso, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), visa aprimorar as habilidades dos 46 servidores responsáveis por atender a família presidencial, além de desenvolver competências técnicas na área de gastronomia e hospitalidade.
Ao todo, são três cursos que totalizam 236 horas de treinamento: “Cozinha Brasileira: biomas e cortes nobres” (140 horas), “Técnicas de Garçons” (36 horas) e “Compras e estoque na gastronomia” (60 horas). O conteúdo abrange desde técnicas de cortes de carnes nobres e frutos do mar, até etiqueta profissional e estratégias de compras eficientes para o setor de alimentos.
O curso de “Cozinha Brasileira”, por exemplo, é dividido em três módulos: cozinha clássica, preparo de churrasco com cortes nobres e pratos típicos brasileiros. Já a capacitação voltada para garçons inclui a prática de serviços para diferentes tipos de eventos, como serviço à la carte e buffet, além de etiqueta e atendimento ao público.
Segundo a Casa Civil, o treinamento é parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Presidência da República, que visa melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos servidores. A pasta destacou que a iniciativa é importante para fortalecer as competências da equipe que atua na área de gastronomia e hospitalidade, assegurando que os funcionários estejam preparados para atender com excelência às demandas da Presidência e Vice-Presidência da República.
“Esta ação de desenvolvimento e capacitação visa aprimorar as atividades contínuas exercidas pelos servidores que prestam serviço à Presidência da República e à Vice-Presidência, proporcionando benefícios tangíveis à qualidade dos serviços oferecidos”, afirmou a Casa Civil em nota.
As aulas tiveram início no dia 16 de setembro, com a primeira etapa acontecendo no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e de sua esposa, Lu Alckmin. As próximas fases do treinamento devem ocorrer no Palácio da Alvorada, residência do presidente Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, e na Granja do Torto, um retiro presidencial em Brasília.
A contratação do curso foi realizada de forma direta, por dispensa de licitação, e o valor total foi de R$ 57.468,54.
Foto:Ricardo Stuckert/ *AM Post