Governo publica decreto que revoga programa de escolas cívico-militares

Publicado em

O governo publicou nesta sexta-feira (21) o decreto que acaba com o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. A decisão já havia sido anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, com a justificativa de que a implementação do projeto teria sido “problemática”. Atualmente, 216 instituições estão no programa de educação cívico-militar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um crítico do programa, que foi criado em 2019 no governo de Jair Bolsonaro (PL). 

De acordo com o decreto, o MEC deverá elaborar, em 30 dias, um plano de transição para o encerramento das atividades do programa. Os estados e municípios deverão ser ouvidos. O governo já enviou um ofício a todas as secretarias de Educação do país para informar o fim do projeto. 

Ao justificar a revogação do programa nacional das escolas cívico-militares, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que, dos R$ 98 milhões destinados ao projeto desde o lançamento, em 2019, apenas R$ 235 mil foram utilizados pelos estados e municípios, o que representa 0,24% do orçamento. 

O ministro alegou que “conflitos normativos” também motivaram a decisão. Segundo Santana, o projeto foi criado por decreto, e não por lei, tampouco foi avaliado pelo Congresso Nacional. “Na Lei de Diretrizes e Bases, que é uma lei, que foi no Plano Nacional de Educação, que é uma lei, não há nenhuma menção ou estratégia para incluir as Forças Armadas na educação básica deste país. Não se faz menção a isso”, afirmou na ocasião.

Mesmo com o anúncio do fim do programa, diversos estados afirmaram que iriam criar programas próprios ou manter as escolas, como São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

*R7/FOTO: ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL – 11.02.2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

GACC Amazonas promove “esquenta” do McDia Feliz no Super Nova Mosaico neste sábado (16)

Os clientes poderão adquirir camisetas e tickets antecipados do...

Sesc Amazonas abre inscrições gratuitas para o curso de Libras básico e intermediário

O Sesc Amazonas, por meio do Programa de Comprometimento...

Do gari ao campeão: a história de superação de Samuel Anchieta inspira jovens de Manaus

Fiscal da Semulsp e atleta de jiu-jitsu, Samuel troca...

Triangulação: por que mandar produtos para outro país antes dos EUA para driblar tarifaço é ilegal e pode sair caro

Mandar produtos brasileiros para um país intermediário e, de...