Governo reclassifica Instagram como não recomendado para menores de 16 anos

Publicado em

O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu elevar a classificação indicativa do Instagram, que agora passa a ser considerado não recomendado para menores de 16 anos. Até então, a indicação etária era para maiores de 14 anos.

A nova classificação foi determinada após uma análise de rotina feita pelo órgão, que identificou a presença de conteúdos considerados inadequados para faixas etárias mais jovens. Entre eles, estão temas como violência extrema, uso de drogas ilícitas e sexo explícito.

R7 verificou que a mudança já aparece no Google Play, a loja de aplicativos do sistema Android. Na App Store, da Apple, até a manhã desta quinta-feira (11), a recomendação ainda permanecia como “não recomendado para menores de 14 anos”. O Instagram pode recorrer da decisão e deve apresentar o pedido à Secretaria Nacional de Justiça.

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, a reclassificação foi baseada em critérios definidos no Guia Prático de Audiovisual. A análise do conteúdo da plataforma apontou que o aplicativo exibe:

  • Para 14 anos: morte intencional, nudez e erotização;
  • Para 16 anos: mutilação, consumo de drogas ilícitas e relações sexuais intensas;
  • Para 18 anos: crueldade, situações sexuais de forte impacto e sexo explícito.

“Desta forma, altera-se a indicação etária para ‘não recomendado para menores de 16 anos’, por apresentar drogas, violência extrema e sexo explícito”, afirma o texto da portaria.

A secretária de Direitos Digitais do MJSP, Lílian Cintra de Melo, destacou que a atualização reforça o compromisso do Estado com a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

“É uma forma de garantir que o uso das plataformas ocorra de maneira mais consciente e segura, especialmente diante da crescente exposição a conteúdos sensíveis potencializados por algoritmos. Nossa proposta é oferecer ferramentas que empoderem as famílias para proteger seus filhos”, afirmou.

 

 

 

 

R7/Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil – Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Times brasileiros do Mundial vão ter de pagar mais imposto por causa do tarifaço?

O presidente americano, Donald Trump, anunciou, na quarta-feira (9), que...

Os perigos do vape e o avanço silencioso do pulmão de pipoca

Nos últimos anos, o uso de cigarros eletrônicos, conhecidos...

Quem paga a conta da nova tarifa de Trump? Brasil perde mercado, e preços podem subir nos EUA

A nova tarifa de 50% contra produtos brasileiros, anunciada pelo...