Max Verstappen conquistou nesta sexta-feira de classificação do GP da Arábia Saudita sua 34ª pole position da carreira. O tricampeão vai largar da ponta na prova de sábado após anotar 1m27s412 em sua melhor volta, com 0s3 de vantagem sobre o segundo colocado, Charles Leclerc. Colega do holandês na RBR, Sergio Pérez garantiu o terceiro lugar no grid inicial.
Max já vem de pole position na última semana, no GP do Bahrein. Essa, porém, é a primeira vez que o holandês vai largar da posição de honra na prova no Circuito de Jeddah, que ele venceu em uma única ocasião na temporada 2022.
O tricampeão dominou todos os segmentos da classificação, embora a vantagem sobre as segundas melhores voltas fosse pequena, abaixo de 0s1. A Ferrari manteve-se próxima, com Leclerc entre os três mais rápidos em toda a sessão.
Mais novo calouro da F1 2024, Oliver Bearman participou de sua primeira classificação ao substituir Carlos Sainz na Ferrari, após o espanhol ser submetido a uma apendicectomia. O britânico de apenas 18 anos conseguiu avançar ao Q2 a 0s8 do tempo do novo colega, Leclerc. Porém, ficou com o 11º lugar no grid por uma diferença de apenas 0s036.
Alonso e Piastri – que quase bateu na última curva do Circuito de Jeddah – ocuparam a liderança provisória até Verstappen assumir. O holandês perdeu a posição para Leclerc nos dois minutos finais, porém, recuperou a vantagem sobre o ferrarista, que superou por 0s1. Além de Verstappen, Lance Stroll também passou na frente do monegasco.
A Mercedes colocou pneus médios para Lewis Hamilton e George Russell na primeira volta rápida, mas optou pelos macios para o resto do Q1. Berman chegou a passar pela oitava colocação, mas encerrou o segmento em nono lugar, a 0s8 de Verstappen. Guanyu Zhou, cujo carro precisou de extensos reparos após a batida no TL3, sequer deixou os boxes e ele foi um dos eliminados no Q1.
ELIMINADOS
16º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
17º ESTEBAN OCON (ALPINE)
18º PIERRE GASLY (ALPINE)
19º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
20º GUANYU ZHOU (SAUBER)
Uma pane no carro de Nico Hulkenberg, que parou na curva 6, trouxe uma bandeira vermelha ao segmento. Quando os carros voltaram à pista com dez minutos restantes no cronômetro, Verstappen assumiu a liderança com apenas 0s044 de vantagem sobre Alonso.
Perto da bandeirada, Hamilton subiu para oitavo lugar e caiu até o décimo no fim da sessão. O heptacampeão pôde contar com o azar de Bearman, que ficou em 11º e só a 0s036 de avançar ao Q3. A Ferrari, porém, seguiu para a disputa da pole com Leclerc em segundo lugar.
ELIMINADOS
11º OLIVER BEARMAN (FERRARI)
12º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
13º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
14º DANIEL RICCIARDO (RB)
15º NICO HULKENBERG (HAAS)
Q3 – 12 minutos e disputa pela pole
O segmento final teve Verstappen abrindo 0s3 sobre Pérez, seu colega na RBR, e meio segundo para o terceiro colocado, Alonso. Nos segundos finais, nenhum dos pilotos da equipe austríaca conseguiram melhorar suas voltas; Pérez foi superado pela última volta de Leclerc, mas Verstappen manteve a liderança – e a pole.
Fonte: Globo Esporte/Foto: Clive Mason/Getty Images