Haddad dá prioridade a articulação da pauta econômica em detrimento da participação no Mercosul

Publicado em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se articula com congressistas para destravar projetos essenciais do governo federal a fim de conseguir cumprir as metas fiscais. De volta da agenda em Berlim, ele pegou um voo para Brasília para se pôr à disposição dos parlamentares na discussão em busca da aprovação das pautas econômicas, em especial da medida provisória das subvenções. “Tudo é prioridade, necessário para fechar o orçamento do ano que vem”, disse, após se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

O ministro também quer reuniões com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e lideranças partidárias. Há uma forte recusa do Congresso em aprovar a MP das subvenções. Ela limita a transferência de recursos do ICMS pelas empresas para reduzir a base de cálculo do pagamento dos impostos federais. Para reverter o cenário, Haddad tem admitido mudanças no texto.

“Estamos concordando em dar um desconto sobre R$ 90 bilhões de condenação pelo STJ de praticamente todas as empresas e estamos calibrando a subvenção a investimento, mas investimento real e não presumido. Tem que demonstrar que houve investimento concreto para que a União possa participar”, afirmou Haddad, que reconheceu ter ido a Brasília ainda pela madrugada “para esclarecer aos senadores os pontos da MP”. 

Haddad declarou que a intenção do governo é fazer todas as articulações possíveis para aprovar uma série de medidas econômicas em tramitação, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a reforma tributária e o projeto de taxação de apostas esportivas. O ministro afirmou estar confiante que o Congresso “vai avaliar todas as medidas e sabe da importância de buscar o equilíbrio das contas públicas”. 

Segundo ele, houve o compromisso de Pacheco de convocar quantas sessões extraordinárias fossem necessárias para garantir as análises. 

*R7/Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL – 03.10.2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Saiba quem são as ciclistas que morreram após atropelamento no RS

As duas mulheres que morreram após serem atropeladas enquanto pedalavam na...

Vereador paga fiança de assessor preso por crime sexual no Carnaval

O vereador Dado Almeida (Solidariedade), de Entre Rios, no...

Maioria dos 29,7 mil nascimentos em Manaus em 2025 é de mães solteiras

Manaus registrou 29.730 nascidos vivos em 2025, uma média...

Sócio oculto do Careca do INSS está nos EUA e ainda não foi preso

Alvo da Polícia Federal na Farra do INSS e...