Agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreenderam 117 quelônios escondidos em uma embarcação que navegava pelo Parque Nacional do Jaú, no Amazonas. A apreensão ocorreu na terça-feira (7) durante fiscalização de rotina.
O responsável pela embarcação foi multado em R$ 585 mil e o barco foi apreendido. Após avaliação, os quelônios — em bom estado de saúde — foram soltos no rio. A ação foi em conjunto com ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
A ação integra o Programa Quelônios da Amazônia (PQA), do Ibama, de monitoramento e proteção da fauna silvestre. Com 2,3 milhões de hectares, o Parque Nacional do Jaú é uma das maiores unidades de conservação de proteção integral do país, abrangendo os municípios de Novo Airão e Barcelos, no Amazonas, e Caracaraí em Roraima.
“A região é altamente relevante para a conservação da natureza na Amazônia. Não podíamos permitir que crimes ambientais ocorram no Parque Nacional. O Ibama e ICMBio atuarão juntos e de forma intensa para impedir novas agressões à natureza”, disse o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.
Fonte: Amazonas Atual/Imagem: Divulgação/Ibama
