Ibaneis diz que deixará ‘divergências’ com Lula de lado para discutir queimadas

Publicado em

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comentou nesta quarta-feira (18) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode convocar os governadores para discutir a crise das queimadas que atingem o país. Segundo Ibaneis, o convite ainda não foi oficializado, mas a expectativa é de que a reunião ocorra no Palácio do Planalto na quinta-feira (19).

Ibaneis lamentou as queimadas e destacou que deve participar do encontro no Planalto, caso seja confirmado. “Eu recebi uma notícia hoje pela manhã no gabinete de que o presidente da República está convocando uma reunião com os governadores para amanhã, às 15h, no Palácio do Planalto. Eu tinha decidido não comparecer mais ao Palácio do Planalto devido às divergências que tivemos por lá, mas, como é um caso muito importante, estarei presente nessa reunião justamente para demonstrar unidade em determinados temas”, disse.

“Acho que devemos deixar de lado a questão política, eu tenho o meu lado na política, o presidente tem o dele, mas precisamos concentrar todos os nossos esforços para resolver essa situação”, completou.

Ibaneis afirmou também que a polícia está identificando os responsáveis pelas queimadas criminosas e que o objetivo é buscar punição rigorosa para todos os envolvidos. Além disso, ele afirmou que todos os parques do DF tiveram o policiamento reforçado.

Até esta quarta-feira (18), dois homens foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal. Um deles é suspeito de ter iniciado um incêndio florestal na região do Lago Oeste, no início de agosto, enquanto o outro é acusado de provocar fogo no Parque Burle Marx, localizado no Noroeste, outra área da capital.

De acordo com o governador, o incêndio no Parque Nacional de Brasília está controlado. Apesar da complexidade do combate e da fumaça que atingiu o Distrito Federal nos últimos dias, apenas 3,4% da área do parque foi afetada, em comparação a anos anteriores, quando os incêndios chegaram a atingir até 30% do local. No momento, 400 bombeiros estão atuando diretamente no parque, enquanto outros 1.500 estão de prontidão para combater focos de incêndio em outras regiões do DF.

Reunião de Lula com chefes dos Poderes

Na terça-feira (17), o presidente Lula chamou para uma reunião o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, também para debater a crise de incêndios florestais.

Durante a reunião, o petista falou que o Brasil não está 100% preparado para lidar com a mudança climática e citou ação criminosa nos incêndios. “Se as pessoas tiverem cometendo esse tipo de crime, a lei tem que ser exercida na sua plenitude”, destacou o presidente.

 

*R7/Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Políticos protegem emendas, mas cortam benefício social e fonte de receita do governo

Das propostas incluídas pelo governo no pacote fiscal, o...

Dólar abre em queda e vai aos R$ 6,05, em dia de mais US$ 7 bilhões em leilões do BC

O dólar abriu em queda nesta sexta-feira (20), já...

Reforma ministerial: saída de Múcio pode abrir espaço para Alckmin no Ministério da Defesa

O ministro da Defesa, José Múcio, está decidido a...

Terraplanistas admitem erro de falsa teoria após testemunharem o ‘Sol da Meia-Noite’ na Antártica

Um pastor do Colorado, nos Estados Unidos, decidiu que...